Delegados aprovaram atividades comuns para 2012 (Foto: Diocese de Criciúma/Divulgação)

A Diocese de Criciúma realizou sua 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral no sábado (22), em  Turvo (SC). Mais de 150 representantes de comarcas e paróquias, entre sacerdotes, coordenadores de pastorais, movimentos, associações e CPPs (Conselhos Paroquiais de Pastoral) traçaram os planos e metas para a Igreja Diocesana no ano de 2012.

A primeira atividade dos delegados foi fazer um estudo do texto que trata sobre o “Ver” e o “Julgar” no Plano Diocesano de Pastoral (PDP). Uma equipe fez síntese das sugestões encaminhadas pelos grupos, para aprovação durante a tarde.

A Assembleia também definiu as atividades comuns para 2012, entre elas, a realização da Semana da Família nas paróquias, a Semana da Juventude, a ser realizada no mês de julho, também em todas as paróquias; a participação ou celebração em comunhão com o Interdiocesano dos Grupos de Famílias, que ocorre no dia 20 de maio, em Florianópolis; a Caminhada Vocacional no dia 26 de agosto; a elaboração de um subsídio de formação para Ministros da Palavra a ser trabalhado pelas paróquias e a Concentração Diocesana pelo Dia Nacional da Juventude, em 28 de outubro.

Ao longo do ano que vem, as comarcas pastorais relizarão um estudo sobre o Plano Diocesano de Pastoral. Elas também devem encaminhar sugestões para a Equipe de Síntese para serem apresentadas na assembleia ordinária de 2012.

Sem novo coordenador

Com o fim do mandato de padre Antônio Mendes, à frente da Coordenação Diocesana de Pastoral por três anos, a assembleia iria eleger o seu sucessor. O que não aconteceu porque os padres indicados para a função não aceitaram, com isso, o bispo dom Jacinto Inacio Flach deve é anunciar o novo coordenador até o fim de 2011, depois de um novo ciclo de consultas.

As comarcas pastorais foram modificadas. Com o incremento da nova Comarca de Santa Rosa do Sul, originada de paróquias desmembradas da Comarca de Araranguá, a diocese passa a ter seis comarcas. Outra modificação importante aconteceu com a Comarca de Meleiro que foi nomeada Comarca de Turvo, e recebeu uma nova paróquia também oriunda de Araranguá

Outras comarcas trocaram paróquias. Apenas as comarcas de Urussanga e Criciúma permanecem com a mesma formação.