Em casa, sozinho, com a família, virtualmente ou na comunidade, na próxima quinta-feira, 03 de junho, a Igreja convida a todos os fiéis para a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecido como ‘Dia de Corpus Christi’. A celebração solene é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Respeitando as orientações sanitárias, no Regional Sul 4 da CNBB, cada Diocese e comunidades paroquiais elaboraram orientações próprias para que todos os fiéis possam celebrar dignamente o dia Solene e favorecer a solidariedade com os mais empobrecidos. Devido a pandemia do Covid-19, o povo catarinense vive um tempo diferenciado, mas que não os impede de expressar a fé no Cristo Ressuscitado.

Fé e Solidariedade

Diante das emergências humanitárias com o agravamento da pandemia, a Igreja no Brasil lançou em abril de 2020 a ‘Ação Solidária É Tempo de Cuidar’. A atividade, continuada em 2021, tem como objetivo fortalecer campanhas solidárias existentes e iniciar novas ações onde ainda não existem, observando as necessidades locais. Em algumas dioceses do estado, as celebrações de Corpus Christi nas paróquias também serão espaço de arrecadações de doações para o mais empobrecidos, em comunhão com a ‘É Tempo de Cuidar’.

Na Arquidiocese de Florianópolis, por exemplo, a Ação Social Arquidiocesana (ASA) está motivando as paróquias a realizarem arrecadação de alimentos nas celebrações. As doações serão entregues pelas ações sociais paroquiais para as famílias em situação de vulnerabilidade que está agravada pela situação da COVID-19. Confira a programação em algumas paróquias da Arquidiocese clicando aqui.

Na Diocese de Joinville, a campanha de arrecadação de alimentos “Boa Ação é Doação” continua acontecendo com postos de arrecadação nas 65 paróquias da região. Com o contínuo agravamento da pandemia no norte do estado, a Diocese emitiu a orientação para que as celebrações aconteçam apenas no interior das igrejas sem a confecção dos tradicionais tapetes. Confira na íntegra as orientações para as comunidades paroquiais da Diocese clicando aqui.

Já na Diocese de Caçador, a Celebração de Corpus Christi marcará o lançamento da segunda fase da Ação Emergencial ‘É Tempo de Cuidar’ em território diocesano. A Diocese também orientou que as celebrações sejam realizadas apenas dentro das igrejas. Saiba mais sobre o lançamento da segunda fase da Ação Emergencial na Diocese clicando aqui.

Como participar?

Diante das diferentes situações da pandemia pelo estado de Santa Catarina, e com as distinções entre os decretos municipais, para saber como participar das celebrações, programação e horários das celebrações e como realizar doações, procure a secretaria paroquial mais próxima de você.

Para quem deseja celebrar em casa, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou o roteiro Celebrar em Família para a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. BAIXE AQUI O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO.