Na manhã do terceiro dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 21 de abril, sexta-feira, foi apresentado ao episcopado brasileiro a metodologia de escuta a ser desenvolvida para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) à luz do processo do Sínodo dos Bispos (2021-2024).
Na 59ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em agosto de 2022, os bispos decidiram não aprovar novas diretrizes na 60ª AG CNBB, mas de atualizá-las após concluído o processo do Sínodo. Até lá, as atuais diretrizes continuam válidas orientando a caminhada eclesial da Igreja no Brasil.
Ainda no periodo da manhã os bispos apreciaram o balanço da realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Recife (PE), de 12 a 15 de novembro do ano passado, e a Comissão para o Jubileu de 2025 apresentou como será realizado as etapas até o Jubileu.
No periodo da tarde o episcopado esteve reunido em reunião privada. O encerramento das atividades, deste terceiro dia, foi com Celebração Eucarística, com Vésperas, presidida pelo dom Francisco Biasin, bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB e concelebrada pelos bispos emeritos presentes na Assembleia.
Dom Wilson Tadeu Jönck, bispo da Arquidiocese de Florianópolis, apresenta a síntese do terceiro dia 60ª Assembleia, confira no vídeo abaixo.
Foto: Luiz Lopes Jr - ASCOM/CNBB