Neste segundo dia, quinta-feira, 20 de abril, da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro apreciou as atualizações feitas no regimento interno da entidade. Trata-se de um processo que vem sendo realizado, por uma comissão específica, desde a aprovação do Novo Estatuto da CNBB, promulgado em 8 de dezembro de 2022, e que determina que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.

A Equipe da Comissão Episcopal para a Liturgia durante uma sessão, no período da manhã, apresentou aos bispos as atualizações e explicações da Terceira Edição Típica do Missal Romano. Dom Edmar Peron, recordou que o processo de tradução levou 19 anos e destacou que “o Missal traz uma tradução fidedigna à língua latina e à Língua Portuguesa”.

Durante o dia os bispos tiveram duas reuniões privativas. A primeira, no período da manhã, o encontro por regionais e a segunda, no período da tarde, com todos os bispos do Brasil.

O encerramento das atividades, deste segundo dia, foi com Celebração Eucarística, com Vésperas, presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba (PR) dom Reginei José Modolo e concelebrada pelos bispos e padres com recente nomeação do Papa Francisco.

Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, apresenta a síntese do segundo dia 60ª Assembleia, confira no vídeo abaixo.

Por CNBB Sul 4 | Foto: ASCOM-CNBB/Luiz Lopes