No oitavo dia, quarta-feira, 26 de abril, na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro deu continuidade as eleições para a compor os presidentes das Comissões Episcopal Pastoral para o próximo quadriênio 2023-2027.
Foram eleitos para as comissões de:
– Dom Joel Portella Amado para a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé;
– Dom José Valdeci Santos Mendes é reeleito presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora;
– Dom Hernaldo Pinto Farias para a Comissão Episcopal para a Liturgia;
– Dom Ângelo Ademir Mezzari para a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada;
– Dom Giovane Pereira de Melo foi reeleito para presidir a Comissão Episcopal para o Laicato;
– Dom Bruno Elizeu Versari para a Comissão para a Vida e a Família.
No final do dia houve votação para a Comissão Episcopal para a Juventude e não tinha sido revelado o bispo eleito.
Durante a manhã os bispos participaram uma celebração ecumênica, realizada no Centro de Eventos, local da Assembleia. Estavam presentes representantes da Igreja Presbiteriana Independente, Presbiteriana Unida, Igreja Metodista, Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Igreja Islâmica Turca Israelita e da Igreja Judaica.
Durante a tarde foi apresentado o novo Regimento da CNBB, depois de avaliar as emendas, o episcopado aprovou o Regimento com ampla maioria. O número de votos requeridos para aprovação do regimento era de 206, o texto aprovado recebeu 297 votos favoráveis. Na mesma sessão, após ser assinado pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira, o regimento foi promulgado com data de 26 de abril como documento oficial da CNBB.
Durante a noite, o episcopado de Santa Catarina, juntamente com o administrador diocesano de Tubarão, esteve reunido para eleger a nova presidência do Regional Sul 4. A nova presidência ficou formada por: dom Odelir José Magri, MCCJ, bispo de Chapecó (SC), presidente do Regional Sul 4 da CNBB, o bispo de Caçador, dom Cleocir Bonetti, vice-presidente e o bispo de Rio do Sul, dom Onécimo Alberton, secretário.
Confira abaixo a síntese do oitavo dia da Assembleia apresentado por padre Lino Brunel, administrador Diocesano de Tubarão.