O regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 17, 18 e 19 de outubro o Seminário Regional sobre à Campanha da Fraternidade (CF) 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”. O evento foi transmitido online através das redes sociais da CNBB Sul 4 e das dioceses de Santa Catarina, pelos canais do Facebook e Youtube, e contou com a assessoria do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti,” a CF 2024 traz como tema central a “Fraternidade e Amizade Social,” com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A Campanha da Fraternidade busca, no contexto do caminho penitencial da Igreja, convidar à conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Durante os três dias de formação, o Seminário seguiu o método pastoral latino-americana, “ver, iluminar e agir”, baseado no texto-base da Campanha da Fraternidade para explorar o tema e o lema da CF 2024.

No primeiro dia do Seminário, o enfoque foi no “ver” a realidade. Padre Jean Poul apresentou o tema e lema da CF 2024 e explicou o objetivo geral da campanha, que visa “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.” Além disso, apresentou os três primeiros, dos nove objetivos específicos, incluindo a análise das diversas formas de indiferença, divisão e confronto na sociedade e a identificação de iniciativas de comunhão e reconciliação. Confira o vídeo do primeiro dia.

 

No segundo dia, padre Jean explorou o “iluminar,” utilizando uma “pesquisa médica” para identificar os sintomas da falta de amizade social, denominada Alterofobia. Ele apresentou um diagnóstico para essa enfermidade social com base nas escrituras, no magistério da Igreja e no testemunho dos santos. O texto bíblico de Mateus 23,1-12 foi utilizado como inspiração para o lema da CF 2024, “Vós sois todos irmãos e irmãs.” O padre também destacou a importância de ampliar a compreensão de fraternidade para além de laços distantes, nacionalidade ou religião. Confira o vídeo do segundo dia.

 

No terceiro dia, padre Jean apresentou o “remédio” para a cura da Alterofobia, abrindo caminhos para o “agir”. O remédio proposto é a “Amizade Social,” que alarga o espaço das relações humanas. O padre compartilhou definições de amizade social a partir da Encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti”, e incentivou a prática da amizade social como forma de curar essa enfermidade social causada pelo hiper-individualismo.

Neste terceiro dia, também foi abordada a Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos, com dados sobre os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) em 2022 e 2023. A apresentação incluiu informações sobre como os projetos são aceitos e a prestação de contas. Além disso, representantes da Ação Social da Arquidiocese de Florianópolis e das Pastorais Sociais da Diocese de Caçador compartilharam como os projetos diocesanos são desenvolvidos em suas regiões. Confira o vídeo do terceiro dia.

 

O Seminário Regional da CF 2024 proporcionou uma oportunidade de reflexão profunda sobre o tema da Fraternidade e Amizade Social, preparando o terreno para a Campanha da Fraternidade do próximo ano. A busca pela construção de uma sociedade mais fraterna e acolhedora é o centro da CF 2024.

Por Jaison Alves da Silva | Foto print