Terça-feira (12), o segundo dia de encontro, os secretários e secretárias executivos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB iniciaram o dia celebrando o Ofício Divino das Comunidades. Na sequência, houve um momento de apresentação dos participantes e partilha dos Regionais. Esteve presente Padre Almir, Irmã Maria de Nazaré e Irmã Maria do Rosário, membros da Pastoral Carcerária, para convidar as/os secretárias/os a participarem da Celebração dos 50 anos da Pastoral em Aparecida/SP.

Dom Jaime Spengler, ao despedir-se dos participantes do Encontro, orientou, animou e destacou a necessidade de “uma igreja mais evangelizadora”. Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, falando sobre a Assembleia Geral Ordinária – AGO, que acontecerá entre os dias 28 de agosto a 02 de setembro de 2022, destaca que o tema central é as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A secretaria executiva do Regional Sul 4: padre Luciano dos Santos, Jaison Alves da Silva, Juliana Kades, Inês Jalcira e Lara Kathelen, teve um tempo maior para apresentar a realidade eclesial e social de Santa Catarina. Três coordenadores diocesanos de pastoral, representando as dez dioceses catarinenses, padre Arnaldo Allein – Rio do Sul, padre Tiago Willian de Souza – Joaçaba e padre Gélio Silva – Joinville, fizeram uma apresentação da realidade histórica, pastoral e social das dioceses.

Durante a tarde, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis e visitaram os morros da Queimada, da Caeira e do Monte Serrat, finalizando o dia com a missa na comunidade Nossa Senhora do Mont Serrat, presidida pelo Padre Vilson Groh, seguida de um jantar com a comunidade.

No dia 13, o grupo reservou para passeio e confraternização.

Abaixo segue algumas fotos do encontro.

 

Por CNBB Sul 4 - Fotos: Jaison Alves da Silva