Dom Onécimo Alberton, Bispo de Rio do Sul, representando os Bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as relações com os estados, e demais membros.

A Secretaria de Estado ou Secretaria Papal, na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (PE 44-52), tem a função de auxiliar o Romano Pontífice no exercício da sua suprema missão. Ela é dividida em três sessões: a Seção para os Assuntos Gerais, a Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais e a Seção para o Pessoal de função diplomática da Santa Sé.

A Seção para os Assuntos Gerais compete despachar os assuntos que dizem respeito ao serviço cotidiano do Romano Pontífice seja no âmbito relacionado aos Dicastérios ou da Igreja em geral; redigir e encaminhar todos do Documentos que o Romano Pontífice lhe confiar; cuidar da publicação dos boletins oficiais da Santa Sé; repassar orientações ao Dicastério para a Comunicação sobre os comunicados oficiais; guardar o selo de chumbo e o anel do Pescador; ocupar-se com as nomeações feitas e aprovadas pelo Romano Pontífice e recolher, coordenar e publicar as estatísticas que se referem à vida da Igreja no mundo inteiro.

A Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais tem a função de “despachar os assuntos que devem ser tratados com as respetivas Autoridades civis”. Cabe a ela, cuidar das relações diplomáticas da Santa Sé com os Estados; representar a Santa Sé nas Organizações internacionais intergovernamentais; conceder a permissão, após examinar e se certificar de que nada continha contrário à fé ou à moral, para publicar uma declaração ou documento e executar tudo no que se refere a provisão das Igrejas particulares.

A Seção para o Pessoal de função diplomática da Santa Sé “ocupa-se das questões relativas às pessoas que trabalham no serviço diplomático da Santa Sé, nomeadamente das suas condições de vida e trabalho e da sua formação permanente” e colabora com o Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica na seleção e formação dos candidatos para o serviço diplomático na Santa Sé.

Dom Onécimo Alberton, Bispo de Rio do Sul, representando os Bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as relações com os estados, e demais membros, enfatizando o bom relacionamento que os Bispos das 10 dioceses possuem com os poderes públicos em nível estadual e municipal buscando no diálogo discutir assuntos como: a defesa da vida e na busca de uma Ecologia Integral; a criação de políticas públicas no combate à fome e à miséria; na acolhida e proteção dos imigrantes; na criação da Comissão de Ouvidoria para a proteção de menores e pessoas em estado de vulnerabilidade; no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e no atendimento de pessoas em situação de rua, risco e vulnerabilidade social.

Comenta que no âmbito nacional existem dificuldades de diálogo, acolhida e entendimento com os poderes públicos estaduais e federais pelo fato de se declararem pertencentes a religiões evangélicas pentecostais. Finaliza que “em sintonia e unidade com esta Secretaria de Estado, o episcopado não tem medido esforços para buscar diálogos diplomáticos com os poderes constituídos em todos os âmbitos do nosso país, estados e municípios, com ações em vista da defesa da vida, do bem, da proteção e dignidade de todos os cidadãos”.

 

Por CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva