Hoje, 19 de abril, deu início a Assembleia Geral da CNBB, que terá como tema principal a avaliação global da caminhada da CNBB. A abertura foi realizada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.

Na primeira sessão do dia, os membros da presidência da CNBB apresentaram o relatório de balanço de gestão 2019-2023. O relatório contém as principais iniciativas da CNBB realizadas nos últimos quatro anos, especialmente no que se refere às ações promovidas no período da pandemia, como campanhas e projetos. Nele, também constam informações das atividades desenvolvidas pelas Comissões da entidade e, ainda, um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade.

A segunda sessão, que aconteceu entre 11h e 12h30, foi dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB. A terceira sessão, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial, será realizada no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida.

Hoje, a atual presidência da CNBB participou da coletiva de imprensa às 15h, na Sala de Coletivas. Na ocasião, eles apresentarão o relatório de balanço de gestão de 2019 a 2023, com as ações e dados do período.

Todos os dias, no Santuário Nacional, os bispos rezarão o terço às 18h no Altar Central e às 18h30 participarão da celebrações eucarísticas na Basílica. A missa de hoje, com vésperas, terá como tema a abertura da Assembleia e será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Essa será a primeira vez na qual será utilizada a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, aprovada recentemente pela Santa Sé.

Confira no vídeo a síntese do dia apresentada por dom Odelir José Magri, bispo da Diocese de Chapecó.

Por Adielson Agrelos - Comunicação do Regional Leste 1 | Fotos Jaison Alves da Silva