A Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou entre os dias 5 e 7 de abril, mais uma etapa do curso de Justiça Restaurativa, dentro da Metodologia da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE), com sede em Bogotá, na Colômbia. A Escola foi realizada na paróquia Santa Cecília, Diocese de Caçador e contou com a assessoria da irmã Imelda Jacob, da congregação das irmãs de Notre Dame, de Passo Fundo (RS).

Foto: Pastoral Carcerária SC/Arquivo

De acordo com o coordenador regional da Pastoral Carcerária, padre Kleyton Marcio Aquino, já foram realizadas outras etapas da escola e que nesta, de forma especial, foi evidenciada as questões formativas. “Nesta etapa foi trabalhada a questão da formação para multiplicadores que já acontece em algumas dioceses como os círculos de paz e a resolução de conflitos dentro das unidades prisionais e também nas comunidades” declarou. Padre Kleyton ressaltou ainda, que, “nesta etapa participaram da escola, profissionais da área de direito, educação, administração e saúde, todos atuantes na pastoral carcerária em suas dioceses”.

Na próxima etapa da escola, serão realizados encontros periódicos para estudo e debates além da formação de um núcleo de Justiça Restaurativa no Regional Sul 4 da CNBB.