Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Morreu na tarde desta terça-feira, 27 de junho, aos 84 anos de idade, o bispo emérito da Diocese de Lages, dom Oneres Marchiori. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), e sofreu uma parada cardiogênica.

Dom Oneres nasceu em 2 de maio de 1933 na cidade de Carazinho (RS). Foi nomeado bispo para Diocese de Caçador em 2 de fevereiro de 1977 e no ano 1987 para a Diocese de Lages. Sua renúncia foi aceita pelo papa Bento XVI em 11 de novembro de 2009. O bispo ainda foi presidente da CNBB – Regional Sul 4, membro do Conselho Permanente da CNBB, presidente da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis (SC), presidente do CIER (Conselho de Igrejas para o Ensino Religioso, Estudo e Reflexão), bispo referencial da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, membro da CEP-CNBB, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (2004-2007).

O velório terá início às 22h de hoje (27) na catedral diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC). A missa de corpo presente acontecerá na próxima quinta-feira, 29 de junho, às 10h, seguida pelo sepultamento, também na catedral.