Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e nos envia”, a Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB Sul 4 faz um convite para as comunidades eclesiais missionárias espalhadas por todo o estado de Santa Catarina para o Mês Vocacional 2021, celebrado em agosto.

“Aqui no Brasil, o mês de agosto tornou-se há muito tempo um período particular para se falar das vocações. Promovem-se encontros, reflexões, retiros e orações. É um tempo muito especial de evangelização”, relata dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada em níveis estadual e nacional. 

De acordo com dom João Salm, todos os cristãos devem promover as vocações. “A temática vocacional precisa atingir toda a comunidade: jovens, crianças na catequese, os casais, a família, também os idosos. Todas as pessoas estão ligadas diretamente com esta questão, pois todo batizado é um vocacionado”, declarou. 

“Vocação é tema central e fundamental em nossa vida cristã. Está intimamente ligado ao batismo. Trata da nossa opção por Jesus, da nossa adesão a Ele. Trata da iniciativa que Deus toma em relação a cada um de nós. Trata do nosso encontro com Jesus e do chamado que ele nos faz. Da nossa resposta a Ele e da missão que nos confia”, afirma dom João Salm.

Falar de Jesus

Ainda de acordo com dom Salm, tudo o que diz respeito a Jesus é fundamental para a evangelização. “Neste mês vocacional é preciso que se fale muito de Jesus. Ele [Jesus] tem que voltar a ser de fato o assunto de nossos dias. Para torná-lo conhecido e saber quem Ele é, o que veio fazer, por que ele já fascinou tanta gente ao longo dos séculos e como pode fascinar ainda mais hoje. Falar de Jesus. Pregar a pessoa de Jesus, a sua Palavra, o testemunho que ele nos deixou”, completou. 

O Mês Vocacional

Neste ano de 2021, o tema do Mês Vocacional, “Cristo nos salva e nos envia”, vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Cartaz do Mês Vocacional 2021

Como de costume, em cada domingo de agosto é celebrada uma vocação. Na primeira semana as comunidades recordam as vocações aos ministérios ordenados: os diáconos, padres e bispos. Já na segunda semana trata-se da família, da vocação ao matrimônio. Na terceira semana faz-se memória da vida consagrada religiosa. A quarta semana é dedicada à vida dos cristãos leigos e leigas, sua presença e atuação na igreja e como igreja no meio do mundo. Nasce uma atenção especial nesse período da quarta semana aos ministérios leigos.

Quando no mês de agosto se tem um quinto domingo, como é o caso de 2021, a igreja também recorda de forma muito particular da vocação dos catequistas, essencial em todas as comunidades.