Entre os dias 20 e 22 de setembro, ocorreu a 4ª etapa da 15ª Escola Catequética do Regional Sul 4, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a assessoria do Padre Marcos Roberto Fogaça Medeiros, do clero diocesano de Joaçaba (SC), e coordenador regional do Serviço de Animação Bíblico-Catequética. O tema abordado foi: “Iluminação e Purificação”. A formação, realizada no Centro de Formação Católica, em Lages (SC), contou com a participação de 64 pessoas das 10 dioceses de Santa Catarina.

A Escola Regional de Catequese tem sido, há mais de trinta anos, um importante instrumento de formação para os catequistas de Santa Catarina. Ela surgiu da necessidade de garantir um processo contínuo de aprofundamento da fé e de aperfeiçoamento na prática e vivência do processo catequético de educação cristã.

Nesta etapa, seguindo a inspiração catecumenal, os participantes vivenciaram e refletiram sobre o terceiro tempo do Catecumenato, conhecido como Purificação e Iluminação. No processo catequético de inspiração catecumenal, o terceiro tempo recebe este nome por ser um período breve (de seis a oito semanas), que corresponde ao tempo da Quaresma. Nele, são resgatadas as dimensões penitencial e catecumenal da caminhada cristã.

O caráter penitencial se deve ao fato de que a Quaresma é sempre um convite à conversão e à adesão plena a Cristo. Já o caráter catecumenal se manifesta na renovação do Batismo, pelo qual nos tornamos membros de uma comunidade, irmãos e irmãs no Senhor.

Este terceiro tempo é mais celebrativo do que catequético. É marcado pelas entregas do Símbolo (Creio) e da Oração Dominical (Pai Nosso), além da celebração do Éfata, das bênçãos (escrutínios) e das orações pela vitória contra o mal (exorcismo).

Que as reflexões e os conteúdos abordados contribuam para a formação dos catequistas de nosso Regional, capacitando-os a vivenciar plenamente seu ministério e vocação.

Com informações da coordenação Regional de Catequese | Fotos: Silvana Laureano