A equipe organizadora da 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina se encontrou na manhã desta quarta-feira, 10 de julho, em Lages (SC), no intuito de articular os últimos detalhes para a realização do evento. A Romaria, que será realizada no município de São José do Cerrito (SC), no próximo dia 15 de setembro, pretende reunir cerca de dez mil romeiros e romeiras de todas as dez Dioceses catarinenses.

Composta por representantes da Diocese de Lages, que acolhe o evento, da Pastoral da Juventude de Santa Catarina e do Regional Sul 4 da CNBB, a equipe organizadora conversou na reunião de hoje sobre as questões de logísticas e infraestrutura, evidenciando a programação do dia da Romaria. Também foram planejadas questões referente à alimentação, que será gratuita e preparada pelas paróquias da Diocese da serra catarinense.
Liturgia – Foi apresentada também a organização para os espaços celebrativos e orantes durante a Romaria, divididos em cinco momentos. Durante os momentos oração serão lembrados o Jubileu de Prata da Romaria, os 90 anos da instalação da Diocese de Lages, os 50 anos do Regional Sul 4 da CNBB, os 40 anos da criação da Comissão Pastoral da Terra, a Campanha da Fraternidade 2019, o aniversário do monge João Maria de Agostinho, a Carta Encíclica Laudato Si e a celebração da Terra do Caru, como é conhecida o município de São José do Cerrito.
Um dos momentos mais esperado das Romarias, que também será de responsabilidade da equipe litúrgica, é o plantio da cruz de cedro. O plantio já é uma tradição nas outras vinte quatro Romarias. Cada participante também receberá uma pequena cruz de madeira e sementes crioulas representando o compromisso com a Romaria.
Acampamento – A Pastoral da Juventude de Santa Catarina será responsável pela animação, com cantos e dinâmicas, durante toda a Romaria. Para este momento, foi criado um grupo musical com o nome ‘PJ Cantos e Encantos’. A Pastoral também realizará, na noite anterior ao dia da Romaria, o acampamento da juventude. O acampamento, que em breve terá as inscrições abertas, contará com momentos celebrativos e oficinas direcionadas para os jovens.
A Romaria – Tradicionalmente as Romarias da Terra e das Águas de Santa Catarina percorre as dez Dioceses catarinenses, de dois em dois anos, nas proximidades da festa litúrgica da ‘Exaltação da Santa Cruz’. A última, realizada pela Diocese de Tubarão, no ano de 2017, reuniu mais de 10 mil pessoas na Cidade de Pescaria Brava (SC). A 25ª edição, que comemora o Jubileu de Prata das Romarias, vem sendo preparada desde agosto de 2018, quando durante a 52ª Assembleia Regional de Pastoral, foi anuncia a Diocese de Lages como a organizadora da Romaria Jubilar.
Com o tema ‘Semeando Vida no Campo e na Cidade’; e lema, “Toda a criação está gemendo como em dores de parto” (Rm 8,22), a 25ª Romaria da Terra e das Águas tem como objetivo alertar, como pede o Papa Francisco, para o cuidado com a ‘Casa Comum’, e o fortalecimento da mística e da espiritualidade ecológica, com atitudes que valorizem a agroecologia, a distribuição de mudas, as sementes crioulas e os alimentos saudáveis.