Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Sede do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em São José (SC), recebeu o bispo de Caçador, dom Cleocir Bonetti, vice-presidente da CNBB Sul 4, juntamente com coordenadores e representantes da Pastoral Presbiteral das dez dioceses de Santa Catarina. O objetivo do encontro foi articular, planejar e reorganizar a Pastoral Presbiteral no estado.
A abertura ocorreu no dia 30 de setembro, com a celebração presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Casa das Irmãs Franciscanas de São José. No dia 01 de outubro a programação começou com a Missa com Laudes, presidida por dom Cleocir Bonetti. Em seguida, padre Vitor Galdino Feller abordou o tema “Pastoral Presbiteral nos tempos atuais”, e padre Rafael Alex Lima da Silva, diretor da FACASC, apresentou o Projeto Vocacional Regional Sul 4. O encontro teve momentos de partilha entre os presbíteros sobre as ações pastorais de cada diocese e discussões sobre o planejamento e orçamento de 2025.
Durante o encontro, foi escolhido o novo coordenador regional da Comissão Regional dos Presbíteros: padre Vitor Galdino Feller, do clero da arquidiocese de Florianópolis. A missa de encerramento foi presidida pelo bispo auxiliar de Florianópolis, dom Onécimo Alberton.

Projeto Pastores para a Igreja de Santa Catarina
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do “Projeto Pastores para a Igreja de Santa Catarina”. Padre Rafael Alex em sua exposição alertou para a urgência de novas vocações para a Igreja de Santa Catarina. O projeto está alinhado com o Ano Jubilar de 2025 e visa iniciar no Pentecostes desse mesmo ano, em um momento marcado por eventos expressivos na Igreja, como o aniversário de 1700 anos do Concílio de Nicéia e os 60 anos do Concílio Vaticano II. O objetivo principal é fomentar uma cultura vocacional nas dioceses, buscando reverter a queda no número de seminaristas e sacerdotes.
Na apresentação, foi evidenciada a necessidade de novos presbíteros, visto que, até 2034, 85 padres atingirão a idade de 75 anos ou mais, e até 2044 esse número saltará para 243. Além disso, foi ressaltado o déficit de vocacionados para atender à crescente demanda pastoral, já que o crescimento populacional na região indica a necessidade de mais padres. O projeto visa preparar novas gerações de líderes religiosos para que a Igreja continue a desempenhar sua missão pastoral de forma eficaz.
O “Projeto Pastores para a Igreja de Santa Catarina” propõe-se a ser um pano de fundo para a esperança e renovação vocacional na região. Ele não competirá com o Ano Jubilar, mas será um esforço contínuo para garantir que cada comunidade se torne um berço de vocações, incentivando jovens a responderem ao chamado de Deus e reforçando o papel dos presbíteros na Igreja e na sociedade.
Confira algumas imagens do Encontro.
Matéria e fotos: Jaison Alves da Silva | Ascom CNBB Sul 4
















