Na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, encerrou-se o encontro fraterno dos bispos, secretário executivo regional, padre Antonio Madeira, coordenadores de Pastoral e ecônomos das 10 dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, realizado na diocese de Joaçaba (SC), teve início no dia 1º de julho de 2024 e abordou o tema “Uma comunhão que cura, promove e fortalece os vínculos interpessoais” (EG, n. 67).
O encontro, seguindo o formato dos anos anteriores, dividiu parte da programação entre reuniões privativas do episcopado, dos coordenadores diocesanos de pastoral, dos ecônomos e momentos de confraternização.
Os bispos discutiram a apresentação e aprovação da carta “Eleições 2024: Compromisso e Esperança”, o acompanhamento das Comissões Episcopais, a aprovação do Regulamento Regional, além de reuniões específicas com coordenadores de Pastoral e ecônomos.
Os coordenadores de pastoral trataram de temas como o Instrumento Laboris das DGAE (2025-2029), o Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança, a instituição do Ministério de Catequistas, o Projeto Vocacional Regional, e preparativos para a 61ª Assembleia Regional de Pastoral.
Os ecônomos discutiram questões de Direito Imobiliário, com assessoria do Dr. Gustavo Severien, e a parceria entre Edições CNBB e o Regional Sul 4, além de outros assuntos financeiros relevantes para as dioceses.
O encontro promoveu um espaço de comunhão e planejamento entre bispos, coordenadores de pastoral e ecônomos, que trabalharam juntos para alinhar as atividades pastorais do Regional. No encerramento, unificaram as reflexões e propostas discutidas ao longo dos dias de reunião.
Este evento fortaleceu os laços interpessoais e proporcionou um planejamento conjunto para as atividades pastorais futuras do Regional Sul 4 da CNBB.
Fotos: Angelo Junior Radavelli | Ascom da diocese de Joaçaba