O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reforçou convite ao episcopado brasileiro e confirmou que o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado de 11 a 15 de novembro, em 2022, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Inicialmente a 18ª edição do CEN estava marcada para acontecer nos mesmos dias, mas neste ano, mas precisou ser adiada devido à pandemia.

Dom Fernando ressaltou que todos os envolvidos na organização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) estão muito animados, apesar da pandemia: “realmente todos os bispos do regional acham que devemos manter essa data, porque acreditamos que no próximo ano estará um pouco melhor e também porque esse congresso vai ser um alento em meio a tanto sofrimento e tanta dor. Vem o congresso com uma perspectiva de esperança, de unidade, porque estamos empenhados para que tudo aconteça no próximo ano”.

Gesto concreto: Casa do Pão

Como gesto concreto do evento, em resposta ao tema do congresso, “Pão em Todas as Mesas”, será criada a “Casa do Pão”, que ficará como legado à população da arquidiocese de Olinda e Recife, principalmente a mais carente.

A Casa do Pão será instalada na antiga Casa de Misericórdia, no Centro de Recife. O espaço foi doado ao projeto e receberá uma reforma, que deve acontecer ainda esse ano, com recursos levantados com a realização do Congresso Eucarístico Nacional. O imóvel fica no centro antigo, onde há muitas pessoas em situação de rua e vulneráveis, que serão o público-alvo do projeto e participarão da seleção das atividades e dos serviços que serão oferecidos.

Com o objetivo de servir mais do que o pão que alimenta, haverá a oferta de diversos serviços, tais como lavanderia, enfermaria, capela; além de atividades como padaria, atendimentos jurídico, médico, psicológico, grupos de apoio e oficinas profissionalizantes. A manutenção da casa será feita por uma equipe da arquidiocese de Olinda e Recife.

Programação do evento

A programação preliminar do 18º Congresso Eucarístico prevê a realização de uma Feira Católica, Exposições dos Santos e Servos de Deus do Regional NE2 e das Pastorais Sociais do Brasil, Simpósio Teológico, Catequeses Populares, Catolicidade em Diversos Ritos, Vigília da Juventude, Cantata Eucarística, Inauguração Casa de Acolhida e do Selo Comemorativo, Procissão com Santíssimo Sacramento e muito mais.

As conferências maiores serão realizadas pelos bispos dom Armando Bucciol – Eucaristia e Mistério Pascal: aspectos históricos e sistemáticos, dom Walmor de Azevedo – Eucaristia: alimento para a missão e dom Sérgio da Rocha – Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais. Além delas, haverá diversas oficinas realizadas por vários membros do episcopado e catequeses populares.

Dom Fernando informou que já há mais de 200 bispos inscritos e pediu ao episcopado para que estimulem os membros de suas Dioceses e as famílias a adquirirem o livro com o Texto-Base do evento. “Temos uma grande quantidade. Motivem as pessoas para que leiam, estudem e se sintam motivados a participar desse congresso que vai ser tão importante para todos nós, para todo o Brasil”.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a dom Saburido e aos colaboradores pela organização do evento e reafirmou o apoio: “Importante ouvi-los, pois reaviva no coração a esperança desse caminho e reafirmamos nosso compromisso de apoiar e continuar participando para que esse evento seja muito importante na vida da nossa Igreja. Obrigado, com grande amizade e gratidão, pelo trabalho que está sendo feito”.

O 18º Congresso Eucarístico Nacional

O 18º Congresso Eucarístico Nacional iniciou as atividades em 2019 e terá como tema “Pão em Todas as Mesas” e lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

O objetivo, de acordo com o arcebispo da arquidiocese pernambucana, dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados em todo o mundo e visam reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Saiba mais em: www.cen2020.com.br