A 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprova nos próximos dias o texto das novas ‘Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil’. Este material auxiliará o Regional Sul 4 da CNBB na construção das Diretrizes que irão orientar as ações pastorais nas dez dioceses do estado de Santa Catarina.

Dom João Francisco Salm, presidente da CNBB Sul 4. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

De acordo com o bispo de Tubarão (SC) e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, a partir da sinodalidade do episcopado, as Diretrizes aprovadas pela CNBB, também são assumidas pelo Regional. “Temos um compromisso de colegialidade. Com as Diretrizes Gerais elaboradas nesta Assembleia, levaremos para as dioceses catarinenses esse novo olhar para a ação evangelizadora”, disse o bispo.

Dom Salm também ressaltou, que, “a CNBB nacional e regional elaboram diretrizes, que são grandes orientações que norteiam a ação pastoral, já as dioceses e paróquias produzem os Planos de Pastoral, que são ações mais detalhadas, propositivas e com o rosto local”. Até então, a ação pastoral da Igreja em Santa Catarina era guiada por Planos de Pastoral, assim como as dioceses. A decisão da nova forma de planejamento pastoral foi tomada pelo episcopado catarinense em julho de 2018.

Metodologia – A construção das Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Regional Sul 4 da CNBB, teve início durante a 51ª Assembleia Regional de Pastoral, em agosto de 2018, com a escolha de uma equipe de assessores, responsáveis pela construção do texto e a escolha da parábola do ‘Bom Samaritano’ (Lc 10, 25-37), como paradigma metodológico das Diretrizes. Esta equipe vem se reunindo desde 2018, e já apresentou ao Conselho Regional de Pastoral um instrumental de avaliação das ações do atual Plano Regional de Pastoral e trouxe aos bispos e agentes de pastoral algumas reflexões sobre a realidade social e eclesial do estado de Santa Catarina.

A equipe de assessores também é responsável por dar um rosto catarinense no texto das Diretrizes da CNBB nacional. O pano de fundo da Diretrizes do Regional segue a temática aprofundada durante a Assembleia Geral da CNBB que é a evangelização no mundo urbano. A redação seguirá a metodologia Ver-Julgar-Agir.

A expectativa é que o texto das Diretrizes do Regional Sul 4, juntamente com as ações e atividades pastorais da Igreja em Santa Catarina, seja estudado e aprimorado durante a 52ª Assembleia Regional de Pastoral, que acontecerá em agosto deste ano, na cidade de Lages (SC).