Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de Joinville e Presidente do Regional, discursa para o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito do Dicastério, e demais presentes.

O Dicastério para os Bispos é responsável por “tudo o que se refere à constituição e provisão das Igrejas particulares e ao exercício do múnus episcopal na Igreja latina, salvaguardada a competência do Dicastério para a Evangelização” (PE 103).

Cabe ao Dicastério a nomeação dos Bispos diocesanos e titulares, dos Administradores apostólicos, à provisão das Igrejas particulares; indicar critérios para escolha de novos candidatos ao Episcopado; cuidar da renúncia dos Bispos conforme o direito canônico; preparar tudo o que se refere às visitas Ad Limina Apostolorum; preparar encontros de formação dos novos Bispos e oportunidades de formação permanente e cursos de atualização.

No Dicastério está a Pontifícia Comissão para a América Latina “cuja função é dedicar-se ao estudo das questões que se referem à vida e ao desenvolvimento das Igrejas particulares na América Latina” (PE 111,1).

Em visita ao Dicastério, os Bispos catarinenses, representados por Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de Joinville e Presidente do Regional, discursaram para o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito do Dicastério, e demais presentes.  Dom Francisco fez o discurso a partir de três palavras: gratidão – escusas – pedido. Gratidão: “por escolher dignos representantes dos apóstolos para a Igreja de Jesus Cristo” […] “Gentil acolhida as visitas Ad Limina Apostolorum” […] “pela oportunidade de formação permanente e a formação para novos Bispos”. Escusas: “Pedimos desculpas se às vezes não correspondemos à altura a confiança em nós depositada pelos senhores que apresentaram nossos nomes ao Santo Padre para a escolha final” […]. Pedido: “solicitamos a criação de mais duas Províncias Eclesiásticas”.

Para finalizar o discurso perguntou ao Dicastério sobre o processo de designação do novo Bispo para a Diocese de Tubarão.

Acompanhe no vídeo a síntese da conversa no Dicastério.

 

Por CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva