Dom Rafael Biernaski, Bispo de Blumenau e vice-presidente do Regional, discursou para o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e demais membros que o compõem.
A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (PE 69-78), apresenta o Dicastério para a Doutrina da Fé cuja função é “promover e tutelar a doutrina católica sobre fé e moral”. No Dicastério, estão instituídas a Pontifícia Comissão Bíblica, a Comissão Teológica Internacional e a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. O Dicastério é constituído por duas sessões: A Sessão Doutrinal e a Sessão Disciplinar.
A Sessão Doutrinal “favorece e apoia o estudo e a reflexão sobre a compreensão da fé e dos costumes e sobre o desenvolvimento da teologia nas diversas culturas, à luz da reta doutrina e dos desafios dos tempos, para dar resposta, à luz da fé, às questões e desafios que surgem com o progresso das ciências e a evolução das civilizações” (PE 71). Cabe a sessão adotar medidas para salvaguardar e promover a integridade da fé e dos bons costumes, cooperar com o dicastério para a cultura e educação no que diz respeito a autorizar disciplinas teológicas, examinar escritos ou opiniões contrárias a fé e a moral para que a discursos e doutrinas perigosas não sejam difundidas entre os cristãos e analisar e confrontar os documentos que devem ser publicados por outros Dicastérios, Organismos e Departamentos da Cúria Romana.
A Sessão Disciplinar “ocupa-se dos delitos reservados ao Dicastério e por ele tratados mediante a jurisdição do Supremo Tribunal Apostólico nele instituído, procedendo a declarar ou infligir as sanções canónicas nos termos do direito, quer comum quer próprio, sem prejuízo da competência da Penitenciaria Apostólica” (PE 76). É função da sessão: analisar e julgar os “delitos” cometidos aplicando as normas eclesiásticas conforme o Direito Canônico, promover formação sobre a compreensão e aplicação das normas canônicas.
Em visita ao Dicastério Dom Rafael Biernaski, representando os bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e demais membros que compõem o Dicastério, e destaca a importância dos/as leigos/as na ação missionária no Regional Sul 4, “na perspectiva da missão, destacamos, como sinal de esperança, a corresponsabilidade dos leigos na ação missionária. Além dos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas comprometidos com a missão, nós temos em nossas dioceses muitos leigos engajados nas diversas pastorais, serviços e movimentos que nos ajudam a manter as Igrejas Particulares em estado permanente de missão”.
Durante o discurso os bispos fizeram dois questionamentos ao Cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.I: “Como as Dioceses do mundo inteiro estão colocando em prática a Exortação Amoris Laetitia?” E, “como ter uma atitude sinodal frente às diversas realidades de casais divorciados e recasados?” Para finalizar, expressam a colegialidade e renovam o compromisso de garantir a unidade da Igreja.
Acompanhe no vídeo a síntese da conversa no Dicastério.
Por CNBB Sul 4