Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Terminou no fim da manhã desta sexta-feira, 05 de novembro, a reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB Sul 4. O encontro foi realizado em Lages (SC), de forma presencial, e reuniu a principais lideranças da Igreja Católica em Santa Catarina.

De acordo com o bispo de Joinville e presidente da CNBB Sul 4, dom Francisco Carlos Bach,  as dioceses catarinenses são diversas entre si mas o ponto que traz unidade entre elas é o desejo de evangelizar. “Cada um de nós possuímos talentos, e são por esses talentos que cada membro do Conselho de Pastoral foi escolhido para estar aqui”, destacou o bispo.

“Somos felizes por que o Senhor nos tornou parte do projeto do seu filho, Jesus Cristo. Mesmo diante dos nossos limites, Deus não quis outros, quis cada um de nós. Voltemos para os nossos trabalhos pastorais com o animo redobrado”, incentivou dom Francisco na fala de encerramento da reunião.

Programação do Segundo dia

Dom Cleocir Bonetti na presidência da Celebração Eucarística do segundo dia do Conselho Regional. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

O segundo dia de encontro foi iniciado com uma Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Caçador, dom Cleocir Bonetti. Logo após, os integrantes do Conselho se dirigiram para o auditório do Centro de Formação Católica de Lages, iniciando um aprofundamento sobre o ‘Guia Prático das Ações em Gestão de Risco e Emergência’, desenvolvido a partir de uma solicitação do Conselho Regional de Pastoral.

O instrumental apresentado pela equipe equipe organizadora do Guia, tem por objetivo orientar as ações em gestão de risco e emergência nas dioceses catarinenses e nas Cáritas Diocesanas. Seu foco consiste em pensar um conjunto de ações que leve em consideração o antes, o durante e o depois, no que tange às ações em gestão de risco e emergência. O material seguirá para ajustes e em breve será distribuído no formato digital para todas as dioceses.

Semana Social Brasileira

A última pauta da reunião ficou por conta de um repasse das atividades da 6ª Semana Social Brasileira. Além da apresentação dos três mutirões pela vida realizados em nível regional, as Dioceses de Joinville, Caçador e Tubarão partilharam a caminhada da Semana Social em nível diocesano.

Partilha da 6ª Semana Social Brasileira no regional e nas dioceses. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul4.

O Conselho Regional de Pastoral se encontrará novamente em março de 2022 na Arquidiocese de Florianópolis. Acompanhe depoimentos e outras informações do Conselho nas redes sociais da CNBB Sul 4.