O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido para a primeiro encontro anual do Conselho Regional de Pastoral (CRP) em 2023. Nos dias 09 e 10 de março, a cidade de Rio do Oeste (SC), na diocese de Rio do Sul, acolheu o encontro no “Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri”. Podem participar do encontro os bispos, os coordenadores diocesanos de pastoral, os ecônomos diocesanos e as coordenações estaduais das pastorais, movimentos, organismos e serviços.

Dom Francisco Carlos Bach | Bispo de Joinville e Presidente do Regional Sul 4

Dom Francisco Carlos Bach, Bispo da Diocese de Joinville e Presidente do Regional Sul 4, acolheu a todos e ressaltou a importância da evangelização, citando parte do discurso do Papa Francisco da Audiência Geral do dia 08 de março: “evangelizar é sempre um serviço eclesial, nunca solitário, jamais isolado nem individualista. A evangelização faz-se sempre in ecclesia, isto é, em comunidade e sem fazer proselitismo pois isto não é evangelização”. Continua: “Voltar ao amor fontal do Pai e às missões do Filho e do Espírito Santo não nos fecha em espaços de tranquilidade pessoal estática. Pelo contrário, leva-nos a reconhecer a gratuidade do dom da plenitude de vida a que somos chamados, dom pelo qual louvamos e damos graças a Deus. Este dom não é apenas para nós, mas é para o dar aos outros. E leva-nos também a viver cada vez mais plenamente o que recebemos partilhando-o com os outros, com sentido de responsabilidade e percorrendo juntos os caminhos, muitas vezes tortuosos e difíceis da história, na expectativa vigilante e laboriosa do seu cumprimento. Peçamos esta graça ao Senhor, pegar pela mão esta vocação cristã e dar graças ao Senhor por aquilo que nos concedeu, por este tesouro. E procurar comunicá-lo aos outros”.

Dom Onécimo Alberton, Bispo da Diocese de Rio do Sul, que acolheu o encontro, saudou a todos: “em nossas terras que estamos acostumados com as enchentes. Hoje nosso coração se inunda de alegria para que transborde no coração de vocês. Sintam-se todas e todos bem acolhidos”.

Ainda na abertura do Conselho padre Luciano dos Santos, secretário executivo do Regional, acolheu e apresentou os novos membros do CRP: Pe. Gabriel Battistella, Pastoral do Migrante; Ir. Marilde Arenhardt, Pastoral da Criança; Felipe Candin, Cáritas Regional; Eduardo Schmitz, Pastoral da Comunicação; Maria Odele da Costa, Pastoral Afro-Brasileira; Daniela e Maurício Garcia, Pastoral Familiar; Pe. Rodrigo José da Silva, coordenação interina da OSIB, e Ir. Vilma de Lima Costa, Pastoral Carcerária.

Pe. Paulo Renato Campos, assessor Político da CNBB Nacional.

A primeira parte do encontro foi conduzida por Pe. Paulo Renato Campos, assessor Político da CNBB Nacional, na qual fez a análise de conjuntura trazendo o contexto eclesial e social atual. Em sua fala, diz que: “Nós não podemos ter uma visão política A e B (direita ou esquerda), nós temos compromisso com o Evangelho. Não podemos nos cegar em uma visão única, temos que ser críticos, independente do caminho político que o Brasil está. Nossa visão deve ser evangélica”.

 

 

 

 

 

Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina 2020-2023.

O tema central de estudo do CPR são as Diretrizes da Gerais Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina 2020-2023. Assim como as Diretrizes da Igreja no Brasil 2020-2023, as Diretrizes do Regional foram prorrogadas até 2026, pois devido a pandemia COVID-19 algumas atividades não foram possíveis de serem realizadas. As Diretrizes têm o objetivo de nortear os projetos e ações do Regional Sul 4, das dioceses, das pastorais, serviços, movimentos e organismos do Regional.

O objetivo geral das Diretrizes que norteia o Regional Sul 4 é “EVANGELIZAR, no contexto catarinense cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”. O texto propõe como grande desafio a criação de comunidades eclesiais missionárias, em território cada vez mais urbano, baseadas nos pilares do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária.

Ao apresentar as Diretrizes, Padre Tiago Willian de Souza, coordenador de pastoral da Diocese de Joaçaba, apresentou as Diretrizes, destacando os quatro pilares: Palavra – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da vida e da pastoral; Pão – Liturgia e Espiritualidade; Caridade – Serviço à vida plena e Ação Missionária – Estado permanente de Missão.

A partir do texto das Diretrizes, Padre Tiago acrescentou: “o nosso olhar sobre Santa Catarina leva-nos a perceber que a cultura urbana, presente no campo e na cidade, tornou-se desafio para a nossa missão. As ameaças e riscos do presente podem ser desestabilizadores, mas também podem ser ocasião e ponto de partida de uma renovação. Nada justifica a desesperança. Nem antes estávamos tão bem, nem agora estamos tão mal. Os tempos atuais não são menos favoráveis ao anúncio do Evangelho do que os tempos de nossa história passada” (DGAE/SC 83).

 

Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina com a Juventude

Dentro da caminhada evangelizadora com os jovens, Padre Luciano dos Santos, apresentou aos participantes do CRP as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina com a Juventude – DAE/SC-J.

A base das DAE/SC-J foi pensada a partir do Evangelho de Lucas sobre os Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Na apresentação das Diretrizes Dom Onécimo Alberton escreveu: “O Encontro com o Senhor muda a vida daqueles discípulos: preciso retornar à vida comunitária, Jerusalém, e testemunhar que o Senhor vive! A experiência que vivemos como Igreja no amor e no serviço às juventudes, em Santa Catarina, assemelha-se à experiência dos discípulos de Emaús”.

As DAE/SC-J apresentam quatro verbos que perpassam todo o texto: APROXIMAR, ESCUTAR, DISCERNIR e CONVERTER. Ao aproximar “a atitude do Senhor é a mesma atitude que assumimos com as juventudes em nosso estado. Aproximamo-nos e colocamo-nos ao lado delas e caminhamos juntos. Onde quer que um jovem esteja, lá estaremos como Igreja, caminhando junto. Seja na serra, no sul, no oeste, no leste, no norte ou no litoral do estado. […] No caminho com as juventudes, somos convidados sempre a fazermos um profundo movimento de escuta. É o que aprendemos do Senhor. Ele aproxima-se dos discípulos e coloca-se a escutar. Queremos aproximarmo-nos da juventude, caminhar com ela e escutá-la. […] No caminho de evangelização com a juventude de Santa Catarina, o Senhor faz o mesmo movimento conosco. Caminha conosco, escuta-nos e ajuda-nos a discernir. Nesse movimento de discernimento, o Senhor lembra-nos que não se pode trabalhar com os jovens sem amá-los. Precisamos amar incondicionalmente a juventude. Amar. Dar a vida pelas juventudes e com as juventudes. […] “’Corações ardentes, pés a caminho’”(Lc 24,33) é a experiência que os discípulos vivem. É preciso testemunhar que o Senhor ressuscitou. Ele vive. Essa mesma experiência fazemos como Igreja em Santa Catarina. O encontro com o Senhor deve converter-nos (Textos extraídos das DAE/SC-J).

Padre Luciano conduziu os encaminhamentos práticos para a aplicação das DGAE/SC e DAE/SC-J. Lembrou que as Diretrizes da Juventude trabalham a partir das Diretrizes Gerais e possui os mesmos pilares: do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária. Comentou que, cada coordenador “não pode fazer nada sozinho! Na caminhada, sozinhos vamos mais rápidos! Juntos, vamos mais longe!”. Para a aplicação das Diretrizes foi criado o formulário “Plano de Atividades” que deve ser preenchido no site do Regional.

Para acessar as Diretrizes Gerais e as Diretrizes da Juventude clique nos links abaixo.

➡ Acesso às DGAE/SC: https://cnbbsul4.org.br/diretrizes/

➡ Acesso às DGAE-PJ/SC: https://cnbbsul4.org.br/diretrizespastoraljuvenil

Pe. Edivandro Luiz Frare, Coordenador Regional do COMIRE, passou as orientações para os membros do CRP sobre o 7º Congresso Missionário Regional, que acontecerá de 30 de junho a 02 de julho, em Balneário Rincão/SC, na Paróquia São Francisco de Assis. O congresso tem como tema: Ide! Da Igreja Local, aos confins do mundo e lema: Corações ardentes, pés a caminho! Padre Edivandro acrescenta: “o congresso será um momento celebrativo de nossa caminhada missionária, mas muito mais do que isso, será uma ação de profunda animação e formação missionária que nos conduzira à reflexão sobre nossa participação e responsabilidade como Igreja local pela missão nos confins do mundo”.

Ao final do Conselho Regional de Pastoral foram feitos agradecimentos ao padre Luciano dos Santos pelo período que esteve como Secretário Executivo Regional da CNBB Sul 4 e a acolhida do novo secretário executivo padre Antonio Marcos Machado Madeira.

Por CNBB Sul 4 | Fotos: Jaison Alves da Silva