Está disponível para download o cartaz do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2024, a ser celebrado em 20 de outubro. A festa das juventudes segue, neste ano, a já tradicional reflexão a partir do tema da Campanha da Fraternidade. Assim é proposto o tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo” e a inspiração bíblica “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16).

Sobre o cartaz

A cada ano, uma expressão jovem é convidada para criar a identidade visual do evento. Neste ano, a contribuição ficou com a Pastoral da Juventude e foi criada pelo jovem Edson Narciso Morais Cruz, de Itapajé, na diocese de Itapipoca (CE).

De acordo com o artista, 0 cartaz aborda a simbologia do grupo de jovens e o local do encontro, onde vivenciam a experiência comunitária e missionária. Ao mesmo tempo, é um lugar de construção, onde se pode ver nos jovens uma representação dinâmica: eles seguram folhas verdes com palavras relacionadas à encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, mostrando que, unidos e com esperança diante da acolhida e do processo de educação na fé, os jovens podem transformar a realidade.

A representação do Papa Francisco remete ao processo sinodal, no qual os membros da Igreja caminham juntos, guiados pela iluminação bíblica de Rute, que, com compaixão, deixa sua realidade para encarar a missão e o companheirismo, fortalecendo ainda mais os apelos pela cultura do diálogo.

Já os braços simbolizam o abraço, que muitas vezes é casa e consolo em nossa caminhada eclesial. Dessa forma, “é possível encontrar força na vida do outro para nos reanimar, representando a presença de Jesus entre nós”, destaca o artista.

DNJ

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), proposto pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um evento anual dedicado à reflexão, celebração e mobilização dos jovens brasileiros. Realizado em outubro, o DNJ busca promover a participação ativa da juventude na sociedade, incentivando ações comunitárias e debates sobre os desafios e conquistas dos jovens. A cada ano, o evento destaca temas relevantes para a juventude, fortalecendo sua fé, identidade e engajamento social.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CARTAZ EDITÁVEL.