Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, foi realizada em Rio do Oeste (SC), diocese de Rio do Sul, a 4ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – Regional Sul 4, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu cristãos leigos e leigas para celebrar sua caminhada e reforçar o compromisso com os valores de identidade, missão, vocação e espiritualidade.

Em consonância com o Dia Mundial dos Pobres, os participantes escreveram uma Carta Compromisso na qual, destacaram a necessidade de se organizarem como sujeitos eclesiais em prol de uma sociedade mais fraterna, misericordiosa e acolhedora.

Durante a assembleia, foram discutidos, como a ecologia integral e os desafios socioambientais. Entre as preocupações levantadas estavam o envenenamento da terra e da água, o uso inadequado dos recursos naturais e a não efetivação da legislação ambiental. A carta compromisso destaca a importância de os cristãos leigos assumirem uma postura ativa em ações pastorais, na Campanha da Fraternidade de 2025 e nos órgãos de controle social, promovendo um cuidado responsável com a criação.

O encontro foi em espírito sinodal, reforçando a unidade e a ampliação do CNLB como um organismo do Povo de Deus. “Somos um só corpo”, expressa a carta, que ainda incentiva o diálogo com o diferente, a caridade ativa e a denúncia das injustiças. Os participantes reafirmaram a busca pela formação contínua na fé e pelos documentos da Igreja, visando o fortalecimento do CNLB em todas as dioceses, guiados pela esperança em Deus.

Confira a Carta Compromisso na integra.

Matéria e foto: Jaison Alves da Silva | ASCOM CNBB Sul 4