O Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) comemora 50 anos de existência e atuação em 2023, chegando assim ao seu Jubileu de Ouro. Para celebrar este marco, a Fundação Dom Jaime de Barros Câmara (FJBC) em parceria com a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) realizou na manhã desta quarta-feira (08) uma solenidade.
O evento iniciou com a Celebração Eucarística (8h), presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, seguida de coquetel e, por fim, uma sessão solene jubilar com Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Na ocasião, estavam presentes bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil, bispos eméritos, diretores e ex-diretores da FJBC, além de todo o corpo docente e administrativo da FACASC.
Durante a homilia, Dom Wilson, referindo-se FACASC/ITESC cita exemplos a partir da liturgia do dia. Diz ele: “Na certeza que caminhamos para Jerusalém. No caminho há surpresas agradáveis e desagradáveis. Mas não podemos deixar de caminhar, e esse caminho é o da cruz. Na caminhada do ITESC houve muitas descobertas, erros, falhas, porém, muito acertos. O caminho do cristão é o caminho da cruz, é o caminho de Jericó. Não tem caminho cristão por atalhos. O caminho da cruz há desafios e devemos seguir a Cristo que vai a nossa frente. A FACASC deve ser onde a luz aparece, descobrir o Cristo onde menos esperamos. A história da FACASC vale a pena ser descoberta pelo resplandecer da luz. Que os estudantes possam recuperar a luz. E que possam proclamar o que vimos e ouvimos assim como no Evangelho”. Finalizando fala que a FACASC “existe para anunciar a mesma mensagem de Cristo”.
Histórico do ITESC
A história do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) começa 50 anos atrás. O Instituto foi criado em 1973, em Florianópolis, para dar conta da educação teológica e eclesial do estado, uma vez que o Seminário Provincial Catarinense, PAULINUM, nem mesmo se encontrava em Santa Catarina, mas sim no Paraná.
A primeira aula no recém fundado ITESC foi ministrada pelo Padre Paulo Bratti, que, além de docente, também era diretor do curso e reitor do seminário.
Dois anos mais tarde, o Instituto firmou uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, que resultou em quatro salas para realização das aulas do ITESC e trocas culturais entre alunos e professores de ambas as instituições.
A colaboração se manteve firme até 1992, quando, devido aos seminários diocesanos, optou-se por pela realização matutina das atividades letivas nas dependências do próprio Instituto.
Em 1995, além do ITESC, a estrutura física localizada no bairro Pantanal passou também a abrigar a sede Regional 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o que permitiu o amadurecimento e maior fluidez dos processos de diretrizes pastorais.
Porém, um dos maiores desejos do episcopado catarinense só veio a se concretizar cerca de 40 após a fundação do ITESC. Era um sonho coletivo que os estudos teológicos tivessem reconhecimento e validade acadêmica. Então, em 2013, por meio das Portarias n. 05/DG/2012 e 04/DG/2013 do Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) iniciou suas atividades, garantindo a diplomação acadêmica de todos os estudantes que por ela passavam e o ITESC garantindo a validade canônica eclesiástica do curso de Teologia.
E esta é apenas um breve relato de como o Instituto Teológico de Santa Catarina foi fundado e consolidado a muitas mãos. Mas também ainda há muito por vir nos próximos anos.
Abaixo segue as imagens da celebração.
Por Mayara Santos e Jaison Alves da Silva | Fotos: Jaison Alves da Silva