Os Bispos encerraram as atividades deste dia (28), participando da Celebração Eucarística na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. O nome da Basílica faz referência a sua localização que está fora dos muros, construído pelo Imperador Romano Aurélio, que na época protegia Roma.

A Basílica foi fundada por Constantino I (306-337) no local exato do túmulo de São Paulo após a sua decapitação. Com o passar do tempo ela se tornou pequena para acomodar o número de peregrinos e em 386 ela foi demolida para a construção de uma Basílica Maior. Em 1823 por falha humana houve um grande incêndio na Basílica e destruiu praticamente tudo, menos o claustro onde conserva os ossos de São Paulo. Após o incêndio houve colaboração de vários países para a reconstrução e hoje é declarado patrimônio nacional.

Toda a estrutura da Basílica é no estilo bizantino. A parte interna é feita de enormes colunas, com vários mosaicos dourados para embelezá-la. O Papa Leão Magno iniciou a série de fotos dos papas que se sucederam ao longo da história. A foto do Papa Francisco, por ser o atual Papa, possui uma luz dourada iluminando o retrato. A basílica é que fica mais distante do centro da cidade de Roma. A festa da Basílica é no dia 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo.

Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador e presidente da Celebração Eucarística, falou que “todos somos concidadãos do céu. Precisamos ter uma profunda relação com Jesus e com o Pai, desta relação brota o nosso chamado. Portanto, é necessário termos profunda espiritualidade, buscar o encontro pessoal com Deus. Jesus, antes de escolher os Apóstolos, passa a noite em oração e escolhe através do coração do Pai a diversidade: intelectuais, pescadores, pessoas diversas e muito simples, que ao passar do tempo foram deixando se moldar com o coração de Deus. A diversidade deve provocar sinodalidade e comunhão. A diversidade não foi abismo para todos o seguirem, mas foi unindo as qualidades que fez um grupo coeso. Assim, nós precisamos ser. ‘Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé’. Que essa seja nossa vida, busca da fraternidade, da justiça, da paz”.

 

Por CNBB Sul 4 | Fotos: Jaison Alves da Silva