Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

É a primeira vez que uma Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece no formato virtual. Desafiando as distâncias, dificuldades com a internet e o acesso às tecnologias, mais de 300 bispos de todo o Brasil, juntamente com assessores e convidados, estão participando do evento que começou na última segunda-feira, 12 de abril, e vai até a tarde de amanhã (16).

Do Regional Sul 4 da CNBB, que compreende às dez dioceses do estado de Santa Catarina, participam da Assembleia os nove bispos diocesanos e o administrador da Diocese de Caçador, padre Luiz Renato Caron. Alguns dos participantes catarinenses fizeram um relato das impressões sobre a participação no evento:

Dom Francisco Carlos Bach
Bispo de Joinville e presidente da CNBB Sul 4

“A participação na 58ª Assembleia Geral da CNBB, através do formato digital, tem sido uma experiência positiva. O tempo está sendo muito bem aproveitado. Os temas estão sendo desenvolvidos com objetividade. Obviamente falta o calor humano do presencial, mas a pandemia nos obriga, neste momento, ao distanciamento social. Em síntese, está sendo uma ótima experiência.”

Dom Odelir José Magri
Bispo de Chapecó

“Primeiro vem esta saudade do presencial, uma ocasião de reencontrar pessoalmente os irmãos, os colegas bispos que é sempre uma experiência única, bonita, de comunhão e fraternidade. Sinto saudade também de Aparecida, onde nestes últimos anos tem acontecido a Assembleia presencial, com tudo aquilo que o santuário significa, os momentos de oração, as missas, etc. É claro que o formato on-line é hoje um meio, uma possibilidade que garante nos sentirmos em comunhão de partilhar nossas dificuldades, nossos desafios e também os novos caminhos que vão se abrindo nesses tempos de pandemia.

Mesmo com todos os limites do formato on-line, é uma ocasião para nos sentirmos em comunhão, dizer que a missão continua, a vida continua e não nos sentimos sozinhos, estamos juntos, assumindo, enfrentando, levando a missão para frente com os desafios desse momento particular que a pandemia nos coloca. A missão continua, a vida continua e iluminados pela palavra de deus, que é o tema central dessa assembleia, vamos levando em frente essa caminhada, com fé, esperança e confiança no deus da vida”.

Dom Guilherme Antônio Werlang
Bispo de Lages

“A experiência que nós estamos fazendo numa assembleia de mais de 400 pessoas (além dos bispos há os assessores), na verdade, está muito boa e participativa, embora virtual.  Não é a mesma coisa que presencial, mas as temáticas estão fluindo bastante bem, a participação nas reações sobre aquilo que apresentado é muito intensa, muito boa, e a experiência está valendo a pena, melhor assim do que como no ano passado que não tivemos Assembleia.

Agora, alguns temas logicamente vão ficar mais superficiais porque não tem como virtualmente fazer todos esses trabalhos de grupo, voltar para Assembleia,   fazer a fila do povo para poder debater… então essa parte vai ficar um pouco menos intensiva e participativa do que em outros anos.  Temos alguns lugares no Brasil que tem mais dificuldade de acesso à Internet, mas faz parte; eu só posso dizer que está valendo a pena sim a participação, está valendo muito a dinâmica que eles estão conseguindo colocar, está muito ágil tudo, eu tenho certeza que o resultado final vai ser muito bom”.

Padre Renato Luiz Caron
Administrador Diocesano de Caçador

“Participar de uma Assembleia da CNBB é um privilégio. Compartilhar a riqueza de experiências pastorais e espirituais ali reunidas é graça e bênção. Como participo pela primeira vez, enquanto estou administrador diocesano, não tenho referência anterior como parâmetro. Mas sinto que o tempo é muito bem aproveitado e não se esvai em intervalos que ultrapassam o tempo determinado”.

Acompanhe a Assembleia Geral

Você pode conferir as principais notícias, vídeos das coletivas de imprensa e celebrações nas redes sociais da CNBB Sul 4 e no portal cnbbsul4.org.br. Ouça também o podcast diário da CNBB Sul 4 nas principais plataformas de áudio.