Para inspirar as atividades da Campanha Missionária foi lançada a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º. Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde 1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os COMIRES (nos Regionais) e os COMIDIS (nas Dioceses).

O Dia Mundial das Missões acontece, neste ano, nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a missão como identidade da Igreja, e também angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.

Através da vivência do mês missionário, Campanha Missionária e outras iniciativas, reafirmamos o compromisso da Igreja católica e diocesana com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se comprometerem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Durante este mês especial, são organizadas diversas atividades nas paróquias, escolas e comunidades católicas, incluindo celebrações, formações, novenas e experiências missionárias, lembrando a solidariedade com os povos em situação de vulnerabilidade e nas realidades de fronteiras geográficas e existenciais.

Além de ajudar a sensibilizar os fiéis, o mês missionário também tem um importante compromisso de solidariedade com as Igrejas mais pobres do mundo inteiro. As doações recebidas durante o Dia Mundial das Missões são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo. No ano passado, foram mais de 1.100 dioceses que receberam ajuda deste fundo, que está sob a responsabilidade do Papa Francisco.

Por fim, o mês missionário nos recorda o desafio fundamental que enfrentamos em nossos dias: “mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos-missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda parte, transbordando de alegria e gratidão, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. (DAp, 14).  […]. Este é o melhor serviço – o seu serviço! – que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações” (Cf. EN, 1).

Estamos juntos na missão!

Meus sinceros votos de um abençoado e frutuoso mês missionário.

Por Dom Odelir José Magri, MCCJ, Bispo da diocese de Chapecó | Arte a partir do Cartaz da Campanha