Teve início na manhã desta segunda-feira, 12 de abril, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É a primeira vez que o evento acontece de forma virtual em decorrência da pandemia do Covid 19 que assola o país e o mundo. Neste ano o tema geral do encontro é “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Os bispos vão aprofundar ainda cerca de outros 30 assuntos, entre os quais a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.

Atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos diocesanos, 166 bispos eméritos e 8 administradores em dioceses vacantes. Os bispos eméritos são convidados para participarem do evento, tem direito a fala e consultas, mas não podem votar as matérias.

De Santa Catarina, participam da Assembleia os 9 bispos e um administrador diocesano. Também participam o secretário-executivo, padre Luciano dos Santos, e através de uma parceria com a Comissão para a Comunicação da CNBB, o assessor de imprensa do regional, Franklin Machado.

O episcopado catarinense

Confira abaixo o nome e diocese de cada bispo:

Bispos diocesanos

Administrador Diocesano

• Padre Renato Luiz Caron – Diocese de Caçador

Acompanhe a Assembleia

As sessões da Assembleia, assim como era no formato presencial, são privativas, direcionadas aos bispos e assessores. Diariamente, às 7h ocorrerá uma missa que será transmitida, direto da capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB em Brasília (DF). Você poderá acompanhar a missa e todas as notícias da Assembleia em nossas páginas no Facebook e Instagram.