A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 4 divulgou uma Nota de acolhida ao Monsenhor Milton Zonta, SDS, nomeado Bispo Coadjutor eleito para a Diocese de Criciúma. Em comunhão com os bispos de Santa Catarina, o Regional manifesta sua acolhida à nomeação, situando este momento no contexto do tempo do Natal do Senhor e do encerramento do Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança, e expressa sua oração e proximidade ao novo ministério que se inicia na Igreja particular de Criciúma.

Confira a nota na íntegra.

Nota de acolhida ao Bispo Coadjutor eleito para a Diocese de Criciúma

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Sul 4, em comunhão com os bispos de Santa Catarina, manifesta sua alegria pela nomeação do Monsenhor Milton Zonta, SDS, como Bispo Coadjutor eleito para a Diocese de Criciúma.

Esta nomeação, acolhida no contexto do Natal do Senhor e na conclusão do Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança, expressa a contínua solicitude de Deus para com a sua Igreja, chamando pastores a servirem o povo de Deus com espírito de comunhão, dedicação pastoral e fidelidade ao Evangelho.

O ministério que se inicia será exercido em comunhão e proximidade com Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, fortalecendo a unidade da Igreja particular e a corresponsabilidade pastoral no anúncio do Reino de Deus.

A trajetória de serviço e de vida religiosa do Monsenhor Milton Zonta constitui uma contribuição significativa para a missão evangelizadora da Igreja em Santa Catarina, especialmente junto ao clero, às pessoas consagradas e às lideranças leigas da Diocese de Criciúma.

A Presidência do Regional Sul 4 eleva a Deus sua oração para que o Espírito Santo o acompanhe nesta nova etapa de seu ministério, concedendo-lhe sabedoria, discernimento e espírito pastoral.

Sob a proteção de São José, padroeiro da Diocese de Criciúma, e da Bem-Aventurada Virgem Maria, a CNBB Regional Sul 4 deseja ao Monsenhor Milton Zonta um fecundo serviço à Igreja, a caminho, como Peregrinos de Esperança, na fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho.

Fraternalmente,

Dom Odelir José Magri, MCCJ
Arcebispo de Chapecó e Presidente da CNBB Sul 4

Dom Cleocir Bonetti
Bispo de Caçador e Vice- Presidente da CNBB Sul 4

Dom Onécimo Alberton
Bispo Auxiliar de Florianópolis e Secretário da CNBB Sul 4