A 6ª Missão Jovem Regional aconteceu este ano com o objetivo de unir jovens de diversas comunidades para vivenciar uma experiência transformadora de fé, solidariedade e compromisso social. Organizada pela Pastoral da Juventude do Regional Sul 4 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), a missão foi realizada entre os dias 15 a 17 de novembro e reuniu jovens de diferentes paróquias e dioceses do estado. Os jovens vivenciaram essa experiência na paróquia São Francisco de Assis, que abrange o bairro Passo dos Fortes, Pinheirinho, Boa Vista e outros bairros próximos da cidade de Chapecó (SC).

Com o tema “Na tenda do encontro a juventude é missão”, os jovens percorreram um itinerário de atividades que incluiu visitas missionárias à casa de famílias, momentos de espiritualidade, visitas a doentes, projetos de voluntariado e vivências culturais, promovendo o diálogo entre fé e compromisso social.

O projeto metodológico da Missão Jovem foi construído objetivando oportunizar uma vivência de mudança pessoal e reza da vida para os missionários. Jovens de todo o estado de Santa Catarina deixaram o conforto das suas casas e dos seus lares para, durante um feriadão, visitar casas, doentes, idosos e outras realidades, indo ao encontro do outro. Esses jovens, durante a missão, tiveram contato com o próximo, construindo pontes de diálogo com o diverso, potencializando seus projetos de vida e cumprindo com o mandamento de Jesus Cristo: amai ao próximo como a si mesmo.

A 6ª Missão Jovem foi também uma resposta ao pedido do papa Francisco na encíclica papal Fratelli Tutti, publicada em 2020, onde o sumo pontífice provocou que “o isolamento e o fechamento em si mesmos nunca serão o caminho
para redescobrir a esperança e realizar uma renovação”.

Destaques da programação incluiram:
● Visitas missionárias: Encontros nas comunidades para conhecer e acolher as realidades locais, fortalecendo os laços comunitários.
● Celebrações: Momentos de oração e partilha, com destaque para as missas em várias igrejas da região, simbolizando o compromisso dos jovens com a missão.
● Ações solidárias: Atividades práticas que promovem a solidariedade e o cuidado com os mais vulneráveis.
● Romaria das mulheres: momento de conclusão da Missão Jovem, com uma grande caminhada e uma missa campal.

Na última parte da programação, fazemos um destaque para a Romaria das Mulheres, onde os jovens caminharam da comunidade Santa Barbara até a comunidade São José Operário, em um ato público pedindo pela vida das mulheres. A Romaria encerrou com uma missa campal presidida por dom Odelir José Magri.

De acordo com o coordenador estadual da Pastoral da Juventude, Agnaldo de Freitas, de Criciúma, “a Missão Jovem é mais do que uma simples atividade, é um chamado para que cada jovem se reconheça como parte de uma grande rede de amor e solidariedade, transformando realidades com pequenos gestos de esperança”.

Já para a missionária Márcia Maria, que vem de Caçador, “a missão foi um grande processo de transformação, para mim e para as pessoas que visitamos. Eu aprendi muito com o povo da cidade de Chapecó”.

A 6ª Missão Jovem Regional reafirma o compromisso da juventude com a construção de um mundo mais justo e fraterno, trazendo um chamado à ação inspirado no Evangelho de Jesus Cristo e nos desafios do tempo presente.

 

Mais informações:

Para saber mais sobre a 6ª Missão Jovem Regional, entre em contato pelo e-mail pjs.sul4@gmail.com ou telefone 49 9 99467545. Acompanhe também as novidades nas redes sociais da Pastoral da Juventude Regional @pjsul4.

 

Informações e fotos: Pastoral da Juventude CNBB Sul 4