Foi divulgada nesta segunda-feira, 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales (padroeiro dos comunicadores), a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), que este ano será celebrado em 29 de maio. Depois de dedicar a mensagem precedente aos verbos “ir e ver”, o Papa escolheu outro verbo decisivo na gramática da comunicação: “escutar”. De que modo? Com o ouvido do coração.

Leia a mensagem na íntegra clicando aqui.

A Pascom Brasil, como nos anos anteriores, para animar as comemorações do Dia Mundial das Comunicações Sociais em todo o país, divulgou a arte vencedora do concurso que escolheu a identidade visual do DMCS.

Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento é o vencedor da terceira edição do Concurso Nacional para criação da identidade visual do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Ele atua na paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga, diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. O concurso foi aberto no dia 19 de novembro de 2021 e encerrado no dia 20 de dezembro, com participações de todas as regiões do país. Os elementos obrigatórios do cartaz foram os textos “56º Dia Mundial das Comunicações Sociais”“29 de maio de 2022” e “Escutai!”. Este último foi o tema divulgado pelo Vaticano, em 29 de setembro de 2021, com redação final Escutar com o ouvido do coração, conforme mensagem divulgada na segunda-feira, 24 de janeiro.

O cartaz apresenta a ação da escuta a partir do encontro entre duas gerações e com elementos visuais que marcam tanto a conexão com entre os corações dos personagens, quanto as ondas de áudio.

“Foi um processo criativo longo. Eu fiz inúmeras artes. até que eu me deparei com esta imagem que se tornou a escolhida, a final da arte, que traduz um pouco que, na experiência de fé do caminho espiritual que eu vivo na minha fé cristã, traduziu aqui que eu queria transmitir com o tema. É o sentido da alma que se conecta pelo coração e até trago isso na justificativa da arte, que essas vibrações do coração humano é que possibilitam a escuta e aí, na escuta do outro, a gente tem a possibilidade de ver uma parte de nós mesmos na vida do outro”, partilhou Ruan em conversa com o coordenador-geral da Pastoral da Comunicação no Brasil, Marcus Tullius.

Descrição do cartaz 

Cada participante do concurso, ao se inscrever, teve que enviar uma justificativa para a arte. Ruan, em seu texto, buscou inspiração na primeira Carta aos Coríntios, quando diz que “no mundo, existem muitas variedades de sons, e nenhum é sem significado.” (1Cor 14,10).

“Somos todos instantes de eternidade. Os sons atingem-nos, tal como os constantes chamados da Graça de Deus. É nosso compromisso de fé preparar o coração para permitir que o Novo possa crescer. Escutar é permitir, “quem tem ouvidos, ouça!” (Mt 13,9). O chamado a escutar confronta-nos a abrir o coração para uma parte de nós presente na vida do próximo. O cultivo dos sentidos faz-nos crescer em humanidade. Nela que a Verdade expressa-se completa e inteira. A escuta é o filtro da alma, o sentido que possibilita o encontro. Justificando os elementos da arte criada, temos um encontro entre duas gerações: a escuta é possível a todos, sem marcadores temporais. Sem o encontro não há comunicação. A escuta mais importante é representada nas sensíveis vibrações pulsáteis do coração que somente são audíveis a alma que se aproxima com simplicidade do essencial humano. O ambiente digital se torna um espaço de escuta a partir do coração transformado em Deus.”

Para baixar o cartaz, em três versões, clique aqui.

Comissão julgadora do concurso 

A escolha do cartaz foi composto júri técnico formado pelo publicitário e coordenador do GT Produção da Pascom Brasil, Adielson Agrelos, pelos designers Layla Kamila e Flávio Medeiros, pelo também designer e vencedor da segunda edição do Concurso, Evandro Caldeira, e pelos fotógrafos Fernando Nunes e André Fachetti. A última etapa foi o júri pastoral, formado pelos bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, Dom Neri José e Dom Edilson Nobre.

Surpresa e alegria

Na conversa com Marcus Tullius, Ruan expressou sua surpresa e alegria pela escolha de sua obra.

“Eu não esperava ser selecionado, não era a minha intenção. Meu objetivo era materializar uma experiência de fé que eu vivo no meu caminho espiritual, que é o da escuta. Isso me motivou a participar. Quando eu recebi a mensagem, eu não imaginei que pudesse ser isso! (…) Foi momento de satisfação para a paróquia, para a diocese, e , com certeza, como contemplação de santificação para mim que consegui me dedicar a este processo com os olhos da fé, não simplesmente com técnica. Mas, também, com fé! Foi muito gratificante eu fiquei muito feliz com a escolha!”

O coordenador da Pascom no Regional Nordeste 3, Mirrail Menezes, também destaca a alegria de ter um membro do regional como vencedor do concurso, “porque presta um serviço à Igreja no Brasil de dar visibilidade ao tema que o Papa nos concede a cada ano em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações.”

“Tive oportunidade de ligar pessoalmente e aqui também quero agradecer ao Ruan, à Pascom da Diocese de Livramento, ao seminarista Adriano, seu coordenador, e a Dom Armando Bucciol por este dom, por colocar sua criatividade à serviço da Pastoral da Comunicação e da Igreja de todo o Brasil”.

Por Pascom Brasil com adaptações da CNBB Sul 4