Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior

Em recente atualização de sua pesquisa sobre o episcopado católico brasileiro, o professor doutor Fernando Altemeyer Júnior, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), divulgou algumas curiosidades sobre os bispos de Santa Catarina. 

Atualmente, a Província Eclesiástica de Florianópolis, que corresponde às 10 dioceses da organização pastoral do Regional Sul 4 da CNBB, possui 10 bispos na ativa e 7 bispos eméritos. De acordo com dados da pesquisa, dos 17 bispos, 11 são catarinenses de nascimento. Os outros cinco são: três gaúchos, dois paranaenses e um paulista.

Ainda há outros 15 bispos vivos nascidos no estado de Santa Catarina atuando em outros regionais da CNBB e no Vaticano (+ Cardeal Aviz). O episcopado brasileiro é formado por 467 bispos vivos (entre ativos e eméritos) e deste total 26 são nascidos em Santa Catarina, sendo o quinto maior grupo de bispos brasileiros.

Católicos em Santa Catarina

A pesquisa ainda aponta que do total de 6.248.436 habitantes do estado de Santa Catarina (IBGE 2014), os pertencentes à Igreja Católica de rito latino são 4.565.793, ou seja, 73% do total da população. A média brasileira atual é de 50%, portanto os católicos catarinenses estão acima da média nacional.