Foto: Ascom/Diocese de Joinville

No próximo dia 16, tem início em Joinville (SC), o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, com o tema “Educar para a Comunicação”, que se estende até dia 20 de agosto. A preparação para receber os participantes e para organizar o encontro, no entanto, começou há dois anos. Segundo o bispo de Joinville, dom Francisco Carlos Bach, a diocese reuniu todas as suas forças e criou uma equipe numerosa, coesa e empenhada em organizar o evento da melhor forma possível.

Às vésperas do Mutirão, o recém empossado bispo da diocese disse que estes dias que antecedem o encontro estão sendo de muita preparação, muito empenho e trabalho para todos. “É uma grande responsabilidade acolher um evento tão importante em nossa diocese de Joinville. Estamos dando o melhor de nós com todo carinho e atenção possíveis”, disse o anfitrião.

Além de se hospedarem em um belíssimo estado, com natureza exuberante, Santa Catarina, dom Francisco diz que os inscritos no Muticom vão ser bem acolhidos e tratados como príncipes e princesas, em alusão ao fato de Joinville ser conhecida com a “cidade dos príncipes”. “Serão dias inesquecíveis para estas pessoas. Que sejam todos bem vindos”.

O bispo lembra que à pastoral de Comunicação da diocese foram agregados representantes dos diversos setores da Mitra Diocesana e das diversas pastorais sociais e movimentos eclesiais. “O Muticom está sendo preparado por uma grande equipe, dividida em diversas áreas de atuação”, disse.

Segundo dom Francisco, em 2016 o foco foi divulgar o evento para todo o Brasil e principalmente para a diocese de Joinville. Como parte da estratégia de envolvimento com o Muticom, o bispo diz que a equipe de organização se reuniu com padres e lideranças da diocese. “O resultado é o grande número de participantes de nossa diocese inscritos no evento,além é claro das pessoas envolvidas na organização”, diz.
Acolhida solidária

Acolhida solidária

A diocese se organizou e cadastrou, nas paróquias, famílias interessadas em acolher os participantes do evento. Conforme estes foram solicitando hospedagem em casas de famílias, são direcionadas para uma pessoa da equipe, responsável, por cadastrar e organizar a logística de acolhida.

“Sem dúvida nenhuma, as famílias estão preparadas e aguardando ansiosas a chegada dos participantes. Saliento que o povo de nossa diocese é muito acolhedor e prestativo. Acredito que as pessoas que virão e que optaram por este tipo de hospedagem, serão muito bem acolhidas em nossa diocese e famílias”, assegura o bispo. A diocese de Joinville organiza, desde o ano 2000, a Escola de Comunicação, um projeto referência no Brasil que já formou mais de 550 alunos. O bispo afirma que a proposta da escola dialoga com o tema do Muticom deste ano: “Educar para a comunicação”.

Dom Francisco. Foto: Ascom/Diocese de Joinville

Dom Francisco tomou posse, como 5º bispo diocesano de Joinville, dia 24 de junho deste ano e apesar do pouco tempo, se diz muito impressionado com a vitalidade desta igreja particular. “Impressiona-me a sua organização e seu ritmo pastoral. São milhares os grupos bíblicos de reflexão; há um imenso amor às missões. Me sinto em casa, já sou um ‘barriga verde’. Me sinto muito bem acolhido e, em menos de dois meses, constatei o amor do querido povo catarinense à Jesus e à sua Igreja. Que são Francisco Xavier, padroeiro desta Igreja, nos abençõe”, concluiu.

 

Fonte CNBB