Na abertura do sexto dia, segunda-feira, 24 de abril, da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro recebeu e apreciou um resumo das atividades realizadas de 2022 a 2023 da Comissão de Ecologia Integral e Mineração (CEEM). O bispo de Caxias do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Especial sobre a Mineração e a Ecologia Integral, dom Sebastião Lima Duarte, destacou o trabalho e reforçou a importância dessa comissão: “A violência do modelo extrativista e predatório no Brasil e no continente pede ações concretas da Igreja para defesa da Casa Comum. As comunidades resistem e sonham, mas pedem aliança”. Ainda no período da manhã os bispos aprovaram das normas e regras de funcionamento interno da CNBB.

Durante a tarde o episcopado esteve reunido nas privativas e foi apresentado uma pesquisa sobre a situação da saúde dos bispos e padres. Bispo da Diocese de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang ressalta que a CNBB “não está só preocupada com o trabalho pastoral, mas com a pessoa do padre e do bispo”.

Ainda, neste dia, iniciaram as eleições para o próximo quadriênio 2023-2027 e foi eleito o Presidente da CNBB, Dom Jaime Splengler arcebispo de Porto Alegre (RS).

Dom Guilherme, bispo da Diocese de Lages, apresenta a síntese do sexto dia 60ª Assembleia, confira no vídeo abaixo.

Por CNBB Sul 4