No dia 30 de abril de 2025, representantes do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram de um encontro virtual para tratar de temas relacionados à Missão Ad Gentes. A reunião teve como foco a partilha de informações, escuta e discernimento sobre o compromisso missionário do regional.
Durante o encontro, foram discutidos aspectos relacionados à visita de dom Odelir José Magri, prevista para o mês de junho, e à ida do padre Edivandro Luiz Frare, em julho, em nome da comissão regional. Ele permanecerá por três meses contribuindo com a missão. Também foi abordado o tema da sustentabilidade da Missão Ad Gentes, apontada como responsabilidade de todas as Arquidioceses e Dioceses do regional.
O Projeto Missão Ad Gentes em Santa Catarina foi desenvolvido pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE) da CNBB Sul 4, com apoio de uma equipe especializada e colaboração da equipe missionária do COMIRE da CNBB Sul 3. O projeto foi aprovado pelos bispos de Santa Catarina e adotado como iniciativa oficial do Regional Sul 4.
Atualmente, o padre Josemar Silva representa o regional na missão, atuando na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique.
Estiveram presentes na reunião:
– Dom Odelir José Magri, MCCJ, arcebispo metropolitano de Chapecó e presidente da CNBB Sul 4;
– Dom Adilson Pedro Busin, CS, bispo da Diocese de Tubarão e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Sul 4;
– Padre Josemar Silva, em missão em Nampula, Moçambique;
– Padre Antonio Madeira, secretário executivo da CNBB Sul 4;
– Padre Edivandro Luiz Frare, da Arquidiocese de Chapecó e representante da equipe missionária do regional.
O encontro reafirmou o compromisso conjunto das dioceses do Regional Sul 4 com a missão ad gentes e destacou a importância da corresponsabilidade entre as igrejas locais na continuidade e fortalecimento das ações missionárias.


