“Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino”
Este foi o tema que, juntamente com o lema “Sei em quem depositei minha esperança” (2Tm 1,12), inspirou cristãos leigos e leigas a reafirmarem seu compromisso sinodal, sua participação e protagonismo no 8º Encontro do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).
Durante o evento, mais uma vez ecoou o chamado ao importante papel do laicato como batizados comprometidos com uma Igreja missionária e em saída, que escuta e caminha junto com o povo — especialmente com os mais necessitados, filhos e filhas do mesmo Deus — diante dos clamores sociais presentes nas periferias existenciais, geográficas e digitais.
Um encontro de memória, espiritualidade e compromisso
O 8º Encontro do CNLB foi realizado de 19 a 22 de junho de 2025, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, escuta, partilhas, aprendizados e compromissos.
Durante o evento, também foram celebrados os 50 anos do CNLB no Brasil, com destaque para as memórias da caminhada do Conselho nos regionais e organizações filiadas. Na ocasião, foi realizada a 43ª Assembleia Ordinária Eletiva, que elegeu a nova presidência do CNLB para o triênio 2025-2028.
Mais de 500 delegadas e delegados, representantes de conselhos diocesanos de leigos, movimentos e pastorais da Igreja no Brasil estiveram presentes.
Participação do Regional Sul 4
O Regional Sul 4 da CNBB esteve representado por leigos e leigas atuantes nos Conselhos das (Arqui)Dioceses de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Caçador e Chapecó.
Os participantes trouxeram na bagagem um renovado compromisso com o Evangelho, com a justiça social e com o “esperançar” de que, na sinodalidade e missionariedade, possam colher bons frutos em suas Igrejas particulares, junto aos demais organismos do povo de Deus.
Temas e eixos abordados
O Encontro abordou três eixos centrais:
-
Sinodalidade e missionariedade
-
Sinodalidade no serviço aos pobres
-
Sinodalidade e formação laical
Foram promovidos momentos ricos de formação, palestras, espiritualidade e convivência fraterna, com a participação de bispos, padres e representantes de diversas pastorais, movimentos e organismos de todo o país.
Encerramento com Romaria e Celebração Eucarística
O encerramento do Encontro aconteceu no domingo, 22 de junho, com uma Romaria que saiu do Centro de Eventos até o Santuário Nacional de Aparecida. Às 12h foi celebrada a Santa Missa de Ação de Graças pelo Cinquentenário do CNLB, presidida pelo Cardeal Dom Jaime Spengler, marcando o fim das atividades do 8º Encontro.
Matéria de Inês Jalcira do Nascimento e Fotos cedidas pelos participantes