Nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2025, a Pastoral do Surdo do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida na Paróquia São Donato, em Içara (SC), para uma formação e peregrinação regional.

No primeiro dia do encontro, o coordenador regional da Pastoral do Surdo, Vilmar Kulkamp, conduziu a formação com a temática Por uma Igreja Sinodal. O conteúdo teve como base os princípios apresentados pelo Papa Francisco no processo do Sínodo 2021-2024, destacando o significado da palavra “sinodalidade” como “caminhar juntos” e reforçando os pilares da comunhão, participação e missão. Durante a apresentação, foram abordadas ações que promovem a espiritualidade sinodal na Igreja, como o diálogo, a acolhida, o protagonismo dos surdos, a formação contínua e a manutenção da acessibilidade em Libras.

Na sequência, o coordenador da Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Joinville, Feliphe Antunes, apresentou a temática Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança. O conteúdo destacou o significado do Ano Santo, previsto para 2025, com ênfase na esperança como caminho espiritual proposto pelo Papa Francisco. A apresentação também abordou a história dos jubileus na tradição bíblica e católica, os temas escolhidos pelos papas ao longo dos séculos e os sinais que caracterizam esse tempo especial, como a peregrinação, a reconciliação, a oração, a profissão de fé e a indulgência plenária.

O lema do Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança, foi refletido à luz da caminhada missionária da Pastoral do Surdo, que, mesmo diante dos desafios, busca manter-se ativa na evangelização, na escuta do Espírito Santo e no compromisso com uma Igreja mais inclusiva e participativa.

O encontro foi concluído com a realização da peregrinação regional no domingo, 1º de junho, reunindo participantes de diversas arqui/dioceses do estado de Santa Catarina.

Matéria: Jaison Alves da Silva | Foto capa: Cedida pela Pastoral do Surdo