Entre os dias 21 e 23 de março de 2025, ocorreu a 15ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude (ARPJ) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve como tema “Na tenda do Encontro, a Juventude é Missão” e reuniu jovens das dioceses catarinense para discutir o futuro da Pastoral da Juventude (PJ) em Santa Catarina.

Durante o encontro, foram indicados os novos assessores, além da eleição do secretário regional e do representante da PJ Sul 4 no Serviço da Coordenação Nacional. A equipe de assessores é composta por Padre Luciano dos Santos, Lúcia Ana Fritzen de Souza, Joelso de França, Rodrigo da Silva Wolfart, Laísa Maryane Nunes de Souza, Maristela de Oliveira Freitas e Irmã Eunice Aparecida da Silva.

Edinei Malagutti | Foto: ASCOM da PJ

Para compor a Coordenação Nacional, foi indicado o jovem Edinei Malagutti, que, em sua carta de apresentação, narra sua trajetória na PJ, iniciada em 2016. Ele relata sua atuação em diferentes instâncias, desde a coordenação de grupo paroquial até espaços regionais e nacionais. Compartilha os desafios e aprendizados ao longo dos anos, incluindo o impacto da pandemia e a necessidade de reinvenção para manter viva a pastoral em sua arquidiocese. Destaca seu compromisso e paixão pela PJ, afirmando que essa caminhada o transformou profundamente:

“A Pastoral da Juventude atravessou minha vida de maneira tão bonita que me transformou profundamente. Sou quem sou graças à PJ, e hoje faço dessa causa minha missão! Meu maior desejo é que cada jovem possa viver e experimentar tudo de maravilhoso que a PJ tem a oferecer.”

Leonardo Jacir Siepmann Cerisoli | Foto: ASCOM da PJ

Como secretário regional da Pastoral da Juventude, foi eleito Leonardo Jacir Siepmann Cerisoli. Em sua carta de apresentação, ele destaca sua trajetória desde a infância em Serra Alta (SC), onde aprendeu o valor da comunidade, até seu envolvimento crescente na PJ, passando por diversas instâncias de coordenação. Inspirado por sua avó e por líderes religiosos, sua caminhada na fé e no serviço pastoral o levou a assumir responsabilidades na Arquidiocese de Chapecó, além de ser estudante de Ciências Sociais. Em meio a reflexões e desafios, reafirma seu amor pela PJ e seu compromisso com a missão, aceitando com gratidão o serviço na Secretaria Regional da Pastoral da Juventude, motivado pela esperança e pelo exemplo de líderes que o inspiram:

“É evidente que a PJ transformou de maneira avassaladora minha vida e minha forma de relacionamento com a vida e com as pessoas. Transformou minha vida no âmbito formativo, espiritual e afetivo. A Pastoral da Juventude transformou e segue transformando minha vida, e eu, da maneira mais sincera, sou imensamente grato por isso. A PJ é sinal de libertação, salvação e transformação na vida da juventude. A PJ é transformação.”

Agradecimentos e Boas-Vindas

A CNBB Sul 4 expressa sua profunda gratidão aos jovens Lara Kathelen Rocha Santos, ex-secretária regional da PJ, e Gabriel Carlos Souza, ex-representante da PJ Sul4 na Coordenação Nacional, pelo compromisso e dedicação à Pastoral da Juventude. Seu trabalho, marcado pelo amor, serviço e testemunho, fortaleceu a caminhada da PJ, deixando uma inspiração para todos que seguem nessa missão. Que essa nova etapa de suas vidas seja repleta de bênçãos e novas oportunidades de servir.

Com alegria, acolhemos Edinei Malagutti, que passa a integrar a Coordenação Nacional da PJ, e Leonardo Cerisoli, como secretário regional da PJ. Que sua atuação seja iluminada pelo Espírito Santo, guiando a juventude com esperança e compromisso na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Contem com nosso apoio e orações!

A assembleia encerrou-se com o envio dos eleitos e o compromisso de continuidade do trabalho da PJ no Regional Sul 4.

Materia e Foto Capa: Jaison Alves da Silva