Cerca de 40 pasconeiros e pasconeiras de Santa Catarina estiveram presentes no 8º Encontro Nacional da Pascom, realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida/SP, de 12 a 14 de julho. O evento reuniu mais de 900 participantes de todo o Brasil, discutindo a temática central “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, com foco na Inteligência Artificial.
A abertura contou com as seguintes palestras: Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, destacou a importância de adaptar-se à cultura contemporânea sem perder a essência da mensagem cristã. Everthon de Souza Oliveira, professor do CEFET-MG, e Aline Amaro da Silva, teóloga e jornalista, abordaram a integração ética e eficaz da Inteligência Artificial no serviço pastoral.
No segundo dia, o bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, enfatizou a necessidade de serem comunicadores da paz e da esperança. Moisés Sbardelotto, jornalista e professor, abordou a presença cristã nas redes sociais e a compreensão das mudanças culturais no contexto digital. Workshops temáticos discutiram inteligência artificial, planejamento pastoral, espiritualidade nas paróquias, tendências para mídias sociais, comunicação para transformação social e protagonismo feminino na comunicação.
Dom Amilton Manoel da Silva
“Somos comunicadores da esperança, quando somos homens e mulheres de esperança, pois comunicamos o que somos e acreditamos. Comunicamos a própria vida! Comunicação é uma Paixão, então: Pasconeiros: homens e mulheres apaixonados por Cristo, pela lgreja, pelo reino, pela vida!” Dom Amilton Manoel da Silva.
A última conferência, no terceiro dia, apresentada pela irmã Paulina, jornalista pela Faculdade Casper Líbero, e Irmã Joana Puntel, forneceu orientações práticas para a comunicação eclesial em um ambiente polarizado, destacando a comunicação como instrumento de unidade e compreensão.
No encerramento, Marcus Tullius agradeceu pelos seis anos à frente da Pascom Brasil e Janaína Gonçalves foi anunciada como a nova coordenadora nacional. A Arquidiocese de Manaus apresentou a identidade visual do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), marcado para 25 a 28 de setembro de 2025, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”.
O 8º Encontro Nacional da Pascom reforçou a importância da comunicação na missão da Igreja, integrando tecnologia e espiritualidade na disseminação da Boa Nova em uma era de rápidas mudanças culturais e tecnológicas.
Por Jaison Alves da Silva | Informações Pascom Brasil