A Presidência do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem dirigida ao Monsenhor Gilson Meurer, nomeado pelo Papa Leão XIV como novo bispo da Diocese de Lages (SC). Na comunicação, os bispos do Regional expressam comunhão e oração pelo novo pastor, unindo-se à Igreja lageana neste momento de transição.
O texto destaca que a nomeação acontece “no contexto do Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança”, e é acolhida como “sinal concreto da Esperança que não decepciona (Rm 5,5) e conduz a sua Igreja”. A mensagem também manifesta a disposição do Regional em colaborar com o novo bispo, afirmando: “Asseguramos-lhe as nossas orações dando-lhe boas-vindas ao nosso Regional Sul 4, desde já contando com a sua valiosa colaboração para o serviço comum que juntos assumimos para o bem de nossas Igrejas particulares”.
Confira a nota na integra:
Mensagem da Presidência ao Monsenhor Gilson Meurer, bispo eleito para Diocese de Lages (SC)
A Presidência da CNBB Regional Sul 4, com alegria e espírito de comunhão eclesial, acolhe a nomeação, feita pelo Santo Padre Papa Leão XIV, do Monsenhor Gilson Meurer, presbítero da Arquidiocese de Florianópolis (SC), como novo Bispo da Diocese de Lages (SC).
Vivenciando no contexto do Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança, acolhemos esta nomeação como sinal concreto da Esperança que não decepciona (Rm 5,5) e conduz a sua Igreja. Neste tempo jubilar, a Diocese de Lages é agraciada com um novo pastor para caminhar junto ao Povo de Deus, escutar, discernir, servir e anunciar a alegria do Evangelho.
Unindo-nos à Igreja que está em Lages, elevamos nossa ação de graças a Deus por este dom, certos de que o Senhor sustenta e conduz sua Igreja com ternura e fidelidade. Asseguramos-lhe as nossas orações dando-lhe boas-vindas ao nosso Regional Sul 4, desde já contando com a sua valiosa colaboração para o serviço comum que juntos assumimos para o bem de nossas Igrejas particulares.
Que a Virgem dos Prazeres, Padroeira da Diocese de Lages, seja seu auxílio e proteção, acompanhando os seus passos e sustentando o seu compromisso junto àqueles que o Senhor quis confiar aos seus cuidados de pastor.
Fraternalmente,
Dom Odelir José Magri, MCCJ
Arcebispo de Chapecó e Presidente da CNBB Sul 4Dom Cleocir Bonetti
Bispo de Caçador e Vice-presidente da CNBB Sul 4Dom Onécimo Alberton
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis e Secretário da CNBB Sul 4


