No dia 13 de outubro, a Penitenciária Feminina de Içara, na Diocese de Criciúma (SC), recebeu uma formação promovida pela Pastoral Carcerária. A atividade contou com a presença da coordenadora estadual da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Irmã Vilma de Lima Costa, e de Zenir Gelsleichter, integrante do GT Saúde da Pastoral Carcerária Nacional.
Durante o encontro, Irmã Vilma apresentou o trabalho da Pastoral Carcerária em nível estadual, explicando as ações realizadas, como os grupos de Justiça Restaurativa. Zenir Gelsleichter conduziu a formação com reflexões sobre empatia e compaixão no convívio entre as internas, utilizando a parábola do Bom Samaritano. Também abordou a Campanha Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção do câncer de mama.
Na parte prática da atividade, Zenir orientou as mulheres sobre o autoexame das mamas, promovendo um momento de conscientização. Algumas das participantes estão em tratamento contra o câncer de mama e destacaram a relevância das orientações recebidas. Mais de 60 mulheres participaram da formação, realizada nos períodos da manhã e da tarde.
A coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária, Ilda Dal Ponte, acompanhou toda a atividade, reforçando a presença e o compromisso da pastoral com as mulheres privadas de liberdade na Diocese de Criciúma.
Com informações e fotos: Zenir Gelsleichter | Pastoral Carcerária Nacional – GT Saúde / GT Mulher Presa