A comissão organizadora da 26ª Romaria da Terra e das Águas apresentou o cartaz oficial do evento, que acontecerá no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), na cidade de Governador Celso Ramos (SC), no dia 9 de junho deste ano. Com o tema “Peregrinos da Esperança no cuidado da Casa Comum”, a romaria ganha destaque frente aos desafios ambientais globais, oferecendo um espaço para reflexão, oração e ação em defesa da vida e da dignidade de todas as criaturas. O evento também visa fortalecer os laços de fraternidade e o compromisso com a causa comum.

O cartaz da 26ª Romaria da Terra e das Águas foi uma criação conjunta do diácono transitório da Arquidiocese de Florianópolis, Alexandre Amorim, e Gustavo Huguenin, que também é o autor do logo da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Confira a seguir a explicação e os detalhes do cartaz.

  • No centro, encontramos a Sagrada Família do Desterro. São José, pai trabalhador, é o protetor e guardião da Sagrada Família, ao lado está Maria e o menino Jesus. Maria, como mãe da Esperança, cuida e protege o menino. No colo de Maria, está aquele a quem colocamos a nossa esperança: o Filho enviado pelo Pai. A Sagrada família do desterro simboliza a peregrinação necessária em tempos de adversidade. Jesus, Maria e José fogem para o Egito para escapar da perseguição. Hoje muitas famílias enfrentam deslocamento e migração devido a crises ambientais, econômicas ou políticas.
  • A cruz, símbolo central do cristianismo, representa o sacrifício e a redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo por cada um de nós. É símbolo do amor incondicional de Deus e da esperança na ressurreição e na vida eterna. Ao olharmos para cruz somos lembrados de que Deus “tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos” (Is 53,4a); o ramo que brota da cruz é sinal de esperança. A cruz não é um fim em si mesma, mas é da esperança da ressurreição que ela ganha seu pleno sentido.
  • A Pomba representa o Espírito Santo, que desceu do céu nessa forma (Lc 3,22). Simboliza a presença de Cristo que nos leva ao Pai, inspirando-nos em nossas ações. A pomba é um símbolo universal de paz e esperança, reforçando a esperança da solidariedade, da proteção ao meio ambiente e da construção de um futuro sustentável e pacífico para todos.
  • A água é o elemento essencial para a vida, é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. A água também é símbolo batismo. Por meio do batismo nos tornamos um com Cristo. Portanto, cabe também a nós, agora, zelarmos para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).
  • A Comunidade representa a humanidade e a busca pela dignidade da pessoa humana, frequentemente marginalizada. É um símbolo de esperança, onde a luta pelos direitos é fundamental. Essa luta se traduz na necessidade de garantir acesso à terra, moradia digna e serviços essenciais, como água potável e saneamento.
  • As montanhas e árvores simbolizam a natureza, o meio ambiente e a criação de Deus. A montanha é o lugar da teofania de Deus (Ex 19, 18-19).
  • A poluição e as mudanças climáticas representam um desafio global cada vez mais urgente, e suas causas estão intrinsecamente ligadas às atividades humanas. A geração de energia através da queima de combustíveis fósseis, a fabricação de produtos industriais, o desmatamento florestal para fins agrícolas, o uso predominante de transporte movido a combustíveis fósseis, a produção de alimentos em larga escala e o consumo excessivo são algumas das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa. Essas emissões têm impactos devastadores, incluindo o aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos, aumento da escassez de água e ameaças à biodiversidade. Além disso, as mudanças climáticas exacerbam a pobreza, o deslocamento de comunidades e os riscos para a saúde humana, tornando-se uma crise multidimensional que exige ação imediata de todos.
  • As cores vivas e vibrantes representam a esperança. “A esperança convida-nos a reconhecer que sempre há uma saída, sempre podemos mudar de rumo, sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas”. (Papa Francisco)

Fontes:
https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/poluicao-do-ar-e-mudanca-climatica-dois-lados-da-mesma-moeda
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004-laudate-deum.html

 

Explicação enviada pelos autores: Alexandre Amorim e Gustavo Huguenin