A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4 esteve reunida no dia 06 de junho de 2023, via Google Meet. O objetivo do encontro foi conhecer o trabalho que vem sendo realizado pelas Pascom`s diocesanas e ouvir o que precisa ser melhorado na comunicação nas dioceses e paróquias em Santa Catarina.

Nas partilhas diocesanas todos expressaram suas conquistas e desafios na articulação local. Foi destacado alguns pontos importantes: a compreensão do que é Pascom nas paróquias, como ela deve ser articulada? Como fazer com que todas sigam o mesmo processo / “manual”? Como fazer com que a informações cheguem primeiro aos meios oficiais: redes sociais, rádio, tvs da Igreja, pois algumas informações chegam, muitas vezes, atrasadas para as Pascom`s.

Eduardo Schmitz, assessor e coordenador da Pascom da Diocese Joinville e coordenador da Pascom regional Sul 4, motivou para o curso online sobre o Diretório da Comunicação que será realizado todas as quintas-feiras, no mês de agosto, pela Pascom Brasil, Grecon e as edições CNBB. Repassou as informações sobre o Encontro Regional em outubro em Rio do Sul (SC) onde haverá, por sugestão de Dom Francisco e reforçado pelo padre Antônio Madeira, a demanda sobre o Plano de Atividades Regional, além dos conteúdos já debatidos e que serão operacionalizados quanto a execução pelo Coordenação da Pascom do Regional. Reforçou sobre a importância na participação no Muticom Nacional, tanto presencial como de forma on-line e comunicou que o Encontro Nacional da Pascom de 2024 será em Aparecida (SP).

Estavam presentes: Angelo Junior Radavelli, Diocese de Joaçaba; Jaison Alves da Silva, Comunicação do Regional Sul 4; Alessandro Calleu Santini Berna, Pascom Paróquia do Navio de Lages; Padre Cristiano Menegat, Diocese de Chapecó; Elaine Karch de Almeida e Gustavo Henrique Guedes Fambomel, Diocese de Caçador; Pe. Antônio Madeira, secretário executivo Regional Sul 4; Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville;  Adriana Palumbo, Diocese de Lages; João Vitorio Martins, Diocese de Rio do Sul; Franklin Machado, Arquidiocese Florianópolis; Eduardo Schmitz, assessor e coordenador da Pascom da Diocese Joinville e coordenador da Pascom Regional Sul 4, e Marcinha Ferreira, Arquidiocese de Florianópolis e vice-coordenadora Regional Sul 4.

Por CNBB Sul 4 | Fotoprint