Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Coordenadora da Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Vilma de Lima Costa, realizou visitas às unidades prisionais dos municípios de Criciúma e Araranguá, no sul de Santa Catarina.
A visita contou com a participação de Benedicto Khun, da Alemanha, Joicy, do Quênia, e Zenir Gelsleichter. A agenda foi articulada e acompanhada pela Coordenadora Diocesana da Pastoral Carcerária de Criciúma, Ilda da Silva Del Ponte.
Entre os objetivos da visita estiveram o conhecimento da realidade da população privada de liberdade na região, a visita à Casa do Egresso e a apresentação das unidades prisionais locais aos participantes internacionais. Benedicto Khun realiza mestrado em Psicologia na Alemanha e cumpre um período de estágio junto à Pastoral Carcerária, em Florianópolis.
Durante a programação, a equipe da Pastoral Carcerária também realizou uma visita institucional à Juíza da Vara de Execuções Penais de Criciúma, Débora Driwin Rieger Zanini, para dialogar sobre a atuação pastoral e as questões relacionadas ao sistema prisional da região.
A Pastoral Carcerária é um organismo vinculado à Igreja Católica que atua na defesa da dignidade humana das pessoas privadas de liberdade, no acompanhamento de familiares e egressos do sistema prisional, e na promoção de ações voltadas à justiça restaurativa e aos direitos humanos.
Confira as imagens das visitas:
Com informações: Zenir Gelsleichter | Fotos cedidas pela Pastoral Carcerária








