Na noite de quarta-feira, 1º de outubro, a Diocese de Joaçaba realizou o rito de elevação da Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus a Santuário Diocesano. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Mário Marquez, OFMCap, e concelebrada pelo padre Joveci Filho, reitor do santuário, junto a outros sacerdotes, diáconos permanentes e fiéis.
Em sua homilia, Dom Mário destacou o significado da elevação da Catedral, recordando a vida e missão de Santa Teresinha do Menino Jesus e a presença das relíquias da santa e de seus pais, São Luís e Santa Zélia. O bispo ressaltou que o acontecimento integra as celebrações do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba.
O reitor do Santuário, padre Joveci, afirmou que o momento é resultado de um processo de preparação da comunidade e do espaço ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a nova etapa busca reforçar a vivência de fé e ampliar a missão evangelizadora, tornando o Santuário um local de encontro para a comunidade local e regional.
Durante a celebração, ocorreu a entrada do quadro com o Decreto de Ereção assinado por Dom Frei Mário. O documento foi conduzido por Anteo Vivan e sua esposa Flora. Vivan é o único sobrevivente da construção da Catedral na década de 1940.
Com a elevação, o Santuário amplia sua programação de evangelização. Além das missas diárias, oferece momentos de confissão, que, segundo o reitor, devem ser cada vez mais fortalecidos com a dinamização da vida pastoral.
Horários de Missas e Confissões no Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus
-
Segundas-feiras: 19h
-
Terças-feiras: 19h (confissões a partir das 18h)
-
Quartas-feiras: 15h
-
Quintas-feiras: 19h (confissões a partir das 18h)
-
Sextas-feiras: 19h
-
Sábados: 19h (confissões a partir das 17h, se não houver casamento)
-
Domingos: 8h e 19h
Com informações e fotos: Ângelo Junior Radavelli | ASCOM Diocese de Joaçaba