O Conselho de Igrejas para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso promove, nos dias 27 e 28 de abril de 2026, o Seminário da Semana de Oração pela Unidade Cristã, no Centro de Formação Católica, em Lages. O encontro reunirá participantes de diferentes Igrejas cristãs para momentos de formação, espiritualidade e convivência ecumênica.

Inspirado no tema bíblico “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (Ef 4,4), o seminário propõe refletir sobre a unidade na diversidade, incentivando o diálogo e a comunhão entre as Igrejas.

A assessoria será conduzida pelo professor Celso Loraschi, mestre em Teologia Dogmática com ênfase em Estudos Bíblicos. A programação contará com momentos de oração, estudo bíblico, partilha e encaminhamentos pastorais.

A abertura será conduzida pelo presidente do CIER, Alan S. Schulz, e o envio final contará com a participação do vice-presidente, Dom Adalberto Donadelli Júnior, bispo diocesano de Rio do Sul (SC).

Programação

27 de abril (segunda-feira)

  • 12h – Almoço
  • 14h – Abertura
  • 14h15 – Momento devocional (Núcleo Ecumênico de Blumenau)
  • 14h40 – Assessoria
  • 16h – Intervalo
  • 16h20 – Assessoria
  • 18h – Jantar
  • 19h – Reunião com a diretoria
  • 20h às 21h30 – Assessoria

28 de abril (terça-feira)

  • 7h – Café
  • 8h – Momento devocional
  • 8h20 – Assessoria
  • 11h – Encaminhamentos
  • 11h30 – Celebração de envio
  • 12h – Almoço

Além dos momentos formativos, o seminário busca fortalecer a vivência da unidade cristã no cotidiano das comunidades, promovendo o compromisso ecumênico e a construção de relações fraternas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de abril, mediante envio de dados à secretaria do CIER: stelamdg@gmail.com. O evento é destinado a lideranças, agentes pastorais e a todos os interessados no diálogo ecumênico.

Com informações do CIER