A Pastoral do Povo da Rua do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou do Encontro Nacional e da Assembleia Nacional da Pastoral do Povo da Rua, realizados entre os dias 06 e 08 de março de 2026, em Santos (SP).

Com o lema “Basta de Violência Social e Ambiental. Caminhemos com o Povo da Rua na Casa Comum”, o encontro reuniu representantes das equipes da Pastoral das cinco regiões do Brasil, com atuação constituída há mais de dois anos.

O estado de Santa Catarina esteve representado pela coordenadora Regional, Maíra Cabral, e pelas coordenações de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Tubarão e Lages, além de um representante da população em situação de rua.

Durante a programação, foi realizada a Assembleia Nacional Eletiva, que reconduziu a coordenação anterior para o próximo triênio. Permanecem como coordenadora Ivone Maria Perassa (SC), vice-coordenador Pe. Marcos Augusto Mendes (CE) e secretária Tânia Maria Ramos (RJ).

A programação incluiu ainda a reflexão sobre o direito ao bem viver, assessorada por Pe. Junior de Aquino e Luiz Kohara, além da memória dos 25 anos da Pastoral Nacional do Povo da Rua, conduzida por Cristina Bove, uma das pioneiras da caminhada. O encontro contou também com a presença do bispo referencial da Pastoral, Dom Joaquim Mol.

O encontro e a assembleia integram o processo de articulação nacional da Pastoral do Povo da Rua, promovendo a partilha de experiências e o fortalecimento das ações junto à população em situação de rua.

Com informações e fotos: Maíra Cabral | Coordenadora Regional da Pastoral do Povo da Rua