Nos dias 11 e 12 de outubro, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou sua 5ª Assembleia Geral Ordinária, na Casa de Encontros Mãe de Jesus, em Blumenau (SC).
As dez dioceses que compõem o Regional estiveram representadas por seus delegados e delegadas. O encontro contou com a presença do Pe. Antonio Madeira, secretário executivo da CNBB Sul 4, que acompanhou os trabalhos e dirigiu uma mensagem ao Laicato catarinense.
Com o tema “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história, a serviço do Reino” e o lema “Sei em quem depositei minha esperança” (2Tm 1,12), a assembleia teve assessoria de Valsoni Celestino (Lico), da Escola Regional de Fé e Cidadania Dom José Gomes, e Célia Soares de Souza, da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB Nacional.
Análise de conjuntura destaca desafios e esperanças do laicato catarinense
Valsoni Celestino apresentou a Análise de Conjuntura, que ofereceu uma leitura da realidade atual sob o olhar dos cristãos leigos e leigas. O texto parte da Carta de Princípios do CNLB e identifica o tempo presente como uma mudança de época, marcada por crises econômicas, climáticas, políticas, tecnológicas e espirituais que exigem discernimento e compromisso com a transformação social à luz do Evangelho.
O documento aborda o cenário brasileiro e catarinense, apontando avanços e retrocessos nas últimas décadas. Destaca o enfraquecimento das pastorais sociais e da formação cidadã nas dioceses de Santa Catarina, em contraste com o protagonismo exercido pela Igreja catarinense entre as décadas de 1970 e 1990, período em que atuou fortemente na formação política e na defesa dos direitos humanos.
A análise propõe retomar essa tradição, fortalecendo a consciência crítica, o diálogo com a sociedade e o engajamento dos leigos nos espaços públicos. Conclui que o futuro da Igreja e da sociedade depende da capacidade de unir fé e compromisso social, e que o laicato é chamado a ser presença ativa e profética diante dos desafios do tempo presente.
Conversação no Espírito é apresentada como caminho para o discernimento comunitário
A assessora Célia Soares de Souza apresentou o tema “Conversação no Espírito”, destacando sua importância como metodologia de discernimento na vida e na missão da Igreja.
A abordagem é apontada pelo Instrumentum Laboris do Sínodo como o método próprio da Igreja sinodal para buscar a vontade de Deus em comunidade. Inspirada na tradição inaciana e aplicada em diversas etapas do processo sinodal, a metodologia propõe uma escuta profunda e partilha guiada pela presença do Espírito Santo.
Segundo o padre jesuíta Óscar Martín, a conversação espiritual não se trata de debate ou disputa de ideias, mas de um intercâmbio centrado na escuta e na atenção às moções interiores. Cada participante é convidado a ouvir a si mesmo, aos outros e ao Espírito que se manifesta na comunidade.
Durante a Assembleia, Célia Soares também conduziu reflexões sobre vocação, identidade, espiritualidade e missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Além disso, orientou o momento de Conversação no Espírito, que ajudou a discernir os caminhos e inspirações para a nova presidência do Regional e para os CNLBs diocesanos, com ênfase na escuta, sinodalidade, serviço, acolhimento e profecia.
Nova presidência do CNLB Regional Sul 4
Durante a assembleia, foi realizada a eleição da nova presidência do CNLB Regional Sul 4, para o mandato de 2025 a 2029, composta por:
Presidente: Giovanni Favero Cicconet
Vice-presidente: Michel Ubirajara Becker
Secretária: Dolores Henn Fontanive
Secretária Adjunta: Claudete de Moura Schneider
Tesoureiro: Roberto Vieira
Tesoureira Adjunta: Inês Jalcira de Souza
A programação contou com a celebração da Santa Missa na Comunidade São Domingos Sávio e uma noite cultural promovida pela Diocese de Blumenau, que apresentou aspectos da cultura e da gastronomia regional.
O encontro foi concluído com um momento de oração e bênção com Nossa Senhora Imaculada da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.
Com informações do CNLB Sul 4 | Fotos: Edson Roberto - CNLB Arquidiocese de Joinville