De 19 a 21 de setembro de 2025 ocorreu a Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs) das dez arqui/dioceses de Santa Catarina e integrantes das forças missionárias regionais.

As atividades tiveram como referência o 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), destacando a espiritualidade da missão no contexto da América Latina e o chamado ad gentes. O trabalho foi orientado pelo método “ver, iluminar e agir”, presente no Programa Missionário Nacional (PMN), recentemente atualizado a partir dos congressos regionais e nacionais.

O novo PMN foi apresentado como um instrumento de comunhão, com caminhos de participação que reafirmam a missão como identidade da Igreja. A assembleia aprofundou o debate sobre as quatro prioridades estabelecidas pelo programa: formação, missão ad gentes, animação missionária e compromisso profético-social.

Houve também diálogo com o padre Josemar, missionário em Moçambique enviado pelo Regional Sul 4, que compartilhou experiências da atuação missionária no continente africano.

Durante o encontro foi realizada a eleição da equipe executiva do COMIRE, resultando na recondução dos atuais membros:

  • Angelo Fiori, coordenador (Diocese de Chapecó);

  • Marciel Linhares, vice-coordenador (Arquidiocese de Florianópolis);

  • Pe. Jerônimo Rosa, secretário (Diocese de Tubarão);

  • Pe. Edivandro Frare, vice-secretário (Diocese de Chapecó).

A assembleia marcou a continuidade da caminhada missionária do Regional Sul 4, reafirmando compromissos e planejando ações em sintonia com a Igreja no Brasil e na América Latina.

Com informações de Angelo Fiori | Fotos: Cedidas pela organização.